Em uma visita aos estúdios da TV Gloob, os amigos Gabriel Ibañes, Lorenzo Zanussi e Nicolas Puppin (os três no centro da foto) viram uma grande fumaça no cenário do seriado Buuu. Intrigados com os efeitos especiais do programa, perguntaram o que era. Foi então que descobriram que existe um gelo que ao invés de gelar, queima!

 DSCN1072DSCN1075

download (1)

O gelo seco é muito usado como efeito especial em filmes e shows de rock. Mas é importante saber que ele pode ser perigoso e pode machucar. 

O gelo seco não é gelo – é gás carbônico em estado sólido. O gás carbônico é o mesmo gás que a gente solta na respiração — ou seja, ele é inútil para nós. Ele é chamado de “seco” por que passa da fase sólida (quadro está duro) para gasosa (quando vira fumaça, gás), sem passar pela fase líquida.

O gelo seco é frio: tem -78°C, em média. Esta temperatura causa queimaduras, então, é preciso usar luvas. Nunca toque o gelo seco com as mãos molhadas ou úmidas – ele congela instantaneamente a água e fica colado na sua mão. 

images (19)
Ele é resfriado a uma temperatura de -78ºC, e quando entra em contato com o ar, é aquecido e vira um gás chamado de dióxido de carbono.

Esse processo é chamado de Sublimação e é acontece quando um sólido passa a ser vapor sem antes passar pelo estado líquido.

Ou seja, à medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso e não em líquido.

Quando o ar quente (ou água) passa sobre o gelo-seco, se forma uma nuvem branca, uma fumaça. Mas não é só para os filmes que o dióxido de carbono sólido é usado. O gelo seco é ótimo para refrigeração: se precisar fazer uma viagem com um produto congelado, é só colocar um pouco de gelo-seco. Ele ficará congelado e não irá molhar nada pois ele não derrete como um gelo normal.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Lucas

    2 anos atrás

    Que esse jornal continue mandando essas leituras maravilhosas amo Joca

  • Lucas

    2 anos atrás

    Achei isso muito interessante eu não sabia que gelo queima e que existia gelo-seco gostei muito parabéns que esse jornal continue com leituras muito boas

  • Joaquim Lívia e Mariana Sampaio Ratão

    2 anos atrás

    esse jonal e massa e me chamo joaquim e meu apelido e joca

  • Giulia Paiva Angelo

    8 anos atrás

    amo buiu!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido