Ciclistas passam pelo Arco do Triunfo, na avenida Champs Élysées, em Paris, durante a última etapa da prova. Foto: Getty Images

A competição de ciclismo Tour de France (Volta à França, em português) nomeou seu grande vencedor no dia 29 de julho, após três semanas de provas.

Geraint Thomas, do País de Gales, vizinho da Inglaterra, foi o primeiro atleta do seu país a ganhar a competição. Ele completou a prova em 83 horas, 17 minutos e 13 segundos.

Em sua 105ª edição, a Tour começou no dia 7 de julho. Entenda um pouco mais sobre a competição:

Como funciona

Todo ano o percurso muda, mas a estrutura é a mesma. A competição é sempre dividida em partes. Em 2018, foram 21 etapas ao longo dos mais de 3 mil quilômetros percorridos. A mais longa etapa desse ano foi a sétima, com 231 km, e a mais curta foi a 17ª, com 65 km.

No total, o trajeto deste ano incluiu 26 passagens por montanhas ou colinas, que são classificadas de acordo com sua dificuldade e rendem pontos ao ciclistas mais habilidosos na escalada.

Neste ano, o caminho teve extensão um total de 3.351 km. Para pedalarem tudo isso, os ciclistas tiveram 21 dias e, entre eles, apenas dois de descanso. Mais de 10 milhões de pessoas foram acompanhar e torcer pelos atletas ao longo do percurso.

Pela primeira vez em 15 anos, a maior parte da volta aconteceu na França, e apenas uma das etapas foi na Espanha. Normalmente, etapas inteiras acontecem em vizinhos franceses, como Bélgica e Alemanha.

Os 176 competidores de 2018 se dividiram em 22 equipes com 8 ciclistas em cada uma.

A história do Tour de France

A primeira edição da corrida aconteceu em 1903. Desde então, ela acontece tradicionalmente durante o mês de julho, quando é verão na França.

O percurso também tem algumas características históricas, como a passagem obrigatória pelos Alpes Franceses e Pirineus. O trajeto também termina com os ciclistas atravessando o Arco do Triunfo, um monumento em Paris que fica na famosa avenida Champs Élysées, também percorrida pelos atletas.

Nos primeiros anos da Tour, os competidores não tinham dias de descanso. Após percorrerem centenas de quilômetros numa competição de velocidade, alguns chegavam a dormir na beira da estrada para não perder tempo.

A premiação

São quatro categorias de premiação na Tour de France que se dividem pela cor da camisa do ganhador. Cada uma acontece entre cada etapa da seguinte forma:

A mais importante é a camisa amarela. Ao fim de cada etapa, é nomeado o ciclista com o menor tempo individual acumulado durante todos os estágios anteriores. Ele compete com uma camiseta amarela na etapa seguinte. O camisa amarela não é, necessariamente, quem chegou em primeiro lugar na parte anterior do percurso. Quando o percurso acaba, o camisa amarela final é o grande vencedor.

Além da camisa amarela, existe também a verde. Ela pode passar por vários competidores durante a Tour até chegar ao seu vencedor final, assim como a camisa amarela e todas as outras.

Existe um sistema de pontuação para os ciclistas que conseguem os primeiros lugares de cada etapa. Por exemplo: se for um percurso reto, a pontuação é maior do que se fosse em uma montanha, e por aí vai. Quem tiver a maior pontuação desse tipo ganha a camisa amarela.

Um outro tipo de pontuação contada acontece nos trajetos de montanha, onde os primeiros atletas que chegam ao topo ganham mais pontos. Quem tiver a maior pontuação acumulada nessa categoria leva a camisa branca com bolinhas vermelhas ao fim de cada etapa, e também no final da competição.

Por fim, existe a camisa branca. Seu critério é o mesmo da camisa amarela, mas ela é um prêmio especial para os competidores com menos de 25 anos. Até hoje, apenas quatro competidores usaram a camisa amarela e a camisa branca no mesmo ano.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • leandra

    5 anos atrás

    gostei

  • leandra

    5 anos atrás

    eu gostei

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido