Nadador Ben Lecomte: não é a primeira vez que ele realiza uma façanha como essa

O francês Ben Lecomte, 51 anos, iniciou, neste mês de junho, a missão de atravessar o oceano Pacífico a nado. Seu ponto de partida foi em Chiba, no Japão, e ele pretende nadar oito horas todos os dias, até chegar a São Francisco, nos Estados Unidos. Ben será o primeiro a realizar esse feito, percorrendo um total de 9 mil quilômetros em, no máximo, 8 meses. Seu objetivo é chamar atenção para a poluição dos mares.

Não é a primeira vez que Ben realiza uma façanha marítima. Em 1998, ele atravessou o Atlântico em apenas 73 dias em um percurso de 6 mil quilômetros. Sua rotina incluía nadar durante 8 horas e recompor as energias no restante do dia. Ben passava quatro horas diárias se alimentando, para conseguir repor as 9 mil calorias – o equivalente a 18 Big Macs – perdidas durante o nado. Apenas três pessoas o apoiaram durante a travessia.

Veleiro acompanha Ben: o barco está carregado com 2,8 toneladas de suprimentos

Dessa vez, Ben terá a ajuda de uma equipe de oito cientistas que o acompanhará em um barco, coletando dados sobre mudanças climáticas, poluição nos oceanos e radiação. Neste veleiro,  carregado com 2,8 toneladas de suprimentos, o nadador fará pausas para descansar e comer.

Além da companhia científica, o nadador encontrará alguns amigos aquáticos, como tubarões e águas-vivas. Já no primeiro dia de aventura, ele conta que se deparou com um tubarão, de cerca de um metro, nadando abaixo dele. O encontro aconteceu antes que Ben pudesse usar sua proteção contra tubarões, mas tudo correu bem.

Um GPS vai registrar todo o percurso e qualquer um poderá acompanhar a rota e os relatos de viagem em tempo real no site “The Longest Swim”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Davi Costa Oliveira

    5 anos atrás

    Maneiro pra valer!!Sera que em 2070 Ben ja tera nadado metade dos oceanos?Ou ja tera nadado todos?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido