Uma foto do dia 4 de junho, em que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), aparece “segurando” a Lua, despertou a curiosidade das pessoas nas redes sociais. A imagem registrada pelo fotógrafo brasileiro Leonardo Sens foi planejada durante três anos e, para acontecer, precisou de cálculos e aplicativos de celular para saber o exato instante em que o satélite natural da Terra poderia ser visto entre os braços do monumento. 

Em 2021, Leonardo fez uma primeira tentativa frustrada de conseguir o clique perfeito. Quase deu certo no ano seguinte, mas as nuvens foram o principal obstáculo. As experiências serviram para que ele aprendesse qual era a época do ano em que a Lua se alinhava com a estátua. Assim, usando aplicativos de celular que monitoram o satélite natural, ele descobriu quais eram as noites e os minutos exatos em que isso aconteceria. 

Faltava só ter a sorte de o momento ocorrer quando o céu estivesse limpo. As nuvens, mais uma vez, atrapalharam o processo em 3 de junho. “No dia seguinte, o tempo melhorou e fui cedo na hora planejada. Era só ajustar o tripé e aguardar a Lua se alinhar”, Leonardo explicou em entrevista ao G1. Dessa maneira, ele conseguiu a tão aguardada
imagem, às 6h28. 

Leonardo usou uma câmera profissional para tirar cerca de 400 fotos, em diferentes ângulos. O registro foi feito na praia de Icaraí, em Niterói (RJ), a 11 quilômetros do Cristo Redentor. O monumento é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos do planeta, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. 

#pracegover: com o céu escuro da madrugada ao fundo, a foto mostra o Cristo Redentor com uma grande Lua sobre os braços. Crédito de imagem: reprodução Instagram Leonardo Sens

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Enquete

Reciclagem é suficiente para salvar o planeta?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido