Imagem da Serra Pelada mostra trabalhadores em área de garimpo em 1986
Uma imagem feita por Sebastião Salgado, importante fotógrafo brasileiro, foi escolhida como uma das 25 fotos que definem a era moderna (contando a partir de 1955), segundo lista do jornal norte-americano The New York Times divulgada no dia 3 de junho. A imagem em questão, chamada Serra Pelada, é um registro de 1986 que mostra trabalhadores em uma área de garimpo de ouro em Serra Pelada, no Pará, região que foi o maior garimpo a céu aberto no Brasil.
Segundo a publicação, um dos pontos cruciais da fotografia de Salgado é a história retratada. “Um dos aspectos mais impressionantes da foto de Sebastião Salgado de uma mina de ouro a céu aberto no Brasil é a escala. Milhares de homens — com o corpo curvado e frágil — são representados em miniatura contra o pano de fundo de um enorme poço na terra”, escreveu o jornal.
Além disso, o veículo destaca como a foto denuncia as condições extremas de trabalho na Serra Pelada durante a chamada “corrida do ouro”, em que a busca pelo minério era uma das principais atividades econômicas.
A lista do jornal também inclui outras fotografias marcantes, selecionadas por uma equipe de 25 especialistas e críticos.
Fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro, Sebastião Salgado, de 80 anos, é conhecido por capturar imagens que retratam questões sociais, econômicas e de natureza humana. Sempre com fotografias em preto e branco, o trabalho de Salgado já foi publicado em livros e exibido em diferentes exposições ao redor do mundo.
GARIMPO: atividade de exploração e extração de substâncias minerais presentes no solo. Muitos garimpos, como os estabelecidos em terras indígenas, não são permitidos por lei. Além disso, nem toda extração de minerais é considerada garimpo. Existe também a mineração industrial, que trabalha com mão de obra especializada e estruturas mecanizadas. Já os garimpeiros têm baixo nível de mecanização e pouca infraestrutura.
FONTES: THE NEW YORK TIMES, FOLHA DE S.PAULO E ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.