A chegada do jogador Neymar ao Al-Hilal, um dos times da Arábia Saudita, deu o que falar. Ele vai receber um salário de 90 milhões de euros, ou 488 milhões de reais. Além dos ganhos do craque, outros valores chamaram a atenção: quanto dinheiro o governo saudita está investindo para deixar seu futebol conhecido em todo o mundo. 

Neymar não foi o primeiro jogador famoso contratado com salário alto. Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, ex-atletas de grandes clubes europeus, já estão por lá — e muitos outros também. Os reforços fazem parte dos planos do país para fortalecer o campeonato nacional, chamado Saudi Pro League, equivalente ao nosso Campeonato Brasileiro. 

#pracegover: Neymar está em campo com o uniforme do novo time. A camiseta é azul e o calção preto. Ele é seguido por seguranças e acena para diversas pessoas que estão na arquibancada. Crédito de imagem: Adam Nurkiewicz/Getty Images

Com os investimentos feitos até agora, o torneio saudita está valendo mais de um bilhão de reais. Especialistas acreditam que ele deve desbancar o Campeonato Brasileiro, hoje em sexto lugar na classificação mundial, na temporada deste ano.

Na lista dos times mais valiosos do mundo (fora os europeus), os sauditas já superaram o Brasil. Os três clubes mais caros atualmente são sauditas (o Al-Hilal, depois da contratação do Neymar, é o primeiro). Palmeiras e Flamengo, que antes eram os mais valiosos, passaram para quarto e quinto lugar, respectivamente.

#pracegover: Cristiano Ronaldo está caminhando no campo, de uniforme todo azul e azul-escuro. Atrás dele há outros jogadores do time também caminhando. Ao fundo, pessoas sentadas nas arquibancadas. Crédito de imagem: Adam Nurkiewicz/Getty Images

Além de contratar craques famosos, a Arábia Saudita já comprou um time inglês (o Newcastle United), está construindo novos estádios para atrair mais torcedores e se candidatou para sediar a Copa do Mundo de 2030.

Tudo isso com dinheiro do governo, que é dono dos quatro principais times do país. A Arábia Saudita é um dos maiores exportadores (que vende produtos para outras nações) de petróleo do mundo, então boa parte das equipes de futebol de lá é sustentada pelo comércio desse item (usado, por exemplo, na produção de combustíveis, como gasolina).

Geralmente, o futebol em países como o Brasil é financiado (recebe dinheiro para treinamentos, uniformes, organização das partidas, pagamento das equipes etc.), principalmente, pelo dinheiro gerado com venda de ingressos, transmissões da TV e publicidade, entre outros.

#pracegover: Karim Benzema está parado no meio do campo com as duas mãos na cintura. Ele veste uniforme todo branco. Crédito de imagem: Fran Santiago/Getty Images

Os especialistas ouvidos pelo TINO Econômico acreditam que a intenção da Arábia Saudita de tornar seu futebol popular e famoso em todo o mundo é para tentar mudar a imagem do país. Os sauditas querem deixar de ser vistos como tradicionais e passar a ser reconhecidos como habitantes de uma nação moderna. “Os olhos do mundo estarão voltados à liga saudita. O futebol deles deve crescer em todas as frentes: jogadores, investimentos e propaganda”, diz Rubens Takeda, especialista em mediação e transferências de jogadores.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido