Saiba mais sobre as movimentações recentes nos clubes da Arábia Saudita
A chegada do jogador Neymar ao Al-Hilal, um dos times da Arábia Saudita, deu o que falar. Ele vai receber um salário de 90 milhões de euros, ou 488 milhões de reais. Além dos ganhos do craque, outros valores chamaram a atenção: quanto dinheiro o governo saudita está investindo para deixar seu futebol conhecido em todo o mundo.
Neymar não foi o primeiro jogador famoso contratado com salário alto. Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, ex-atletas de grandes clubes europeus, já estão por lá — e muitos outros também. Os reforços fazem parte dos planos do país para fortalecer o campeonato nacional, chamado Saudi Pro League, equivalente ao nosso Campeonato Brasileiro.
Com os investimentos feitos até agora, o torneio saudita está valendo mais de um bilhão de reais. Especialistas acreditam que ele deve desbancar o Campeonato Brasileiro, hoje em sexto lugar na classificação mundial, na temporada deste ano.
Na lista dos times mais valiosos do mundo (fora os europeus), os sauditas já superaram o Brasil. Os três clubes mais caros atualmente são sauditas (o Al-Hilal, depois da contratação do Neymar, é o primeiro). Palmeiras e Flamengo, que antes eram os mais valiosos, passaram para quarto e quinto lugar, respectivamente.
Além de contratar craques famosos, a Arábia Saudita já comprou um time inglês (o Newcastle United), está construindo novos estádios para atrair mais torcedores e se candidatou para sediar a Copa do Mundo de 2030.
Tudo isso com dinheiro do governo, que é dono dos quatro principais times do país. A Arábia Saudita é um dos maiores exportadores (que vende produtos para outras nações) de petróleo do mundo, então boa parte das equipes de futebol de lá é sustentada pelo comércio desse item (usado, por exemplo, na produção de combustíveis, como gasolina).
Geralmente, o futebol em países como o Brasil é financiado (recebe dinheiro para treinamentos, uniformes, organização das partidas, pagamento das equipes etc.), principalmente, pelo dinheiro gerado com venda de ingressos, transmissões da TV e publicidade, entre outros.
Os especialistas ouvidos pelo TINO Econômico acreditam que a intenção da Arábia Saudita de tornar seu futebol popular e famoso em todo o mundo é para tentar mudar a imagem do país. Os sauditas querem deixar de ser vistos como tradicionais e passar a ser reconhecidos como habitantes de uma nação moderna. “Os olhos do mundo estarão voltados à liga saudita. O futebol deles deve crescer em todas as frentes: jogadores, investimentos e propaganda”, diz Rubens Takeda, especialista em mediação e transferências de jogadores.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.
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