exposição van gogh 184
#pracegover: foto da exposição com pinturas projetadas nas paredes e no piso do local. Crédito de imagem: GAYAMAN VISUAL STUDIO FOR BEYOND VAN GOGH

A exposição Beyond Van Gogh (além de Van Gogh, em tradução livre) chegou ao Brasil no dia 17 de março. A mostra terá uma primeira temporada na cidade de São Paulo, até 3 de julho, seguindo para Brasília (DF) no dia 21 do mesmo mês. Trata-se da maior exposição imersiva do artista holandês no mundo e tem como objetivo fazer com que o público se sinta dentro dos quadros do pintor.

Quem for conferir a mostra poderá ver cerca de 350 obras de Van Gogh, recriadas por meio de uma combinação de luzes e cores projetadas nas paredes e no chão. Já que as pinturas aparecem e desaparecem nas superfícies, elas não têm molduras e são bem maiores do que os quadros originais. Para complementar a experiência, são tocadas músicas que remetem ao clima das obras.

O evento é uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que foi influenciada pelo pintor holandês (relembre a semana e o modernismo na edição 182). “Van Gogh foi, ao mesmo tempo, um artista expressionista e impressionista [movimentos retratados na Semana de Arte Moderna]. Suas obras foram realizadas em momento de angústias, medo, dor, fome, alucinações e vários outros sentimentos de transtornos”, explica a artista visual, arte-educadora e terapeuta educacional Silvia Vital. Por expressar essas sensações, Van Gogh influenciou a arte moderna não apenas no Brasil, como no mundo inteiro. “É considerado um dos maiores mestres da pintura de todos os tempos. Atualmente, usamos suas obras como referência artística para realizar novas pinturas das técnicas expressionista e impressionista”, completou.

Aos sábados, a exposição oferece uma programação especial para crianças chamada Van Gogh for Kids, além de atividades como ioga e apresentações artísticas.

Quem foi Van Gogh?
Vincent Willem Van Gogh foi um pintor holandês que viveu entre março de 1853 e julho de 1890. Pintava ao ar livre, hábito que manteve até o fim da vida. O trabalho dele foi tão influente que, em 1973, Amsterdã, capital da Holanda, fundou um museu em homenagem ao pintor. Apesar do sucesso, Van Gogh vendeu apenas um quadro enquanto estava vivo.

Beyond Van Gogh
Quando: de 17 de março a 3 de julho em São Paulo; a partir
de 21 de julho, em Brasília.
Onde: Morumbi Shopping (São Paulo) e Park Shopping (Brasília).
Horário: em São Paulo, das 10h às 22h, de segunda a sábado;
e das 10h às 19h aos domingos.
Classificação: livre. Menores de 12 anos precisam estar acompanhados por um adulto.
Ingressos: de segunda a sexta, as entradas inteiras custam 70 e 90 reais (de dia e à noite, respectivamente). Aos fins de semana e feriados, o valor do ingresso inteiro sobe para 130 reais. Todos têm opção de meia-entrada.

Mais informaç˜ões: midiorama.com/beyondvangogh-experience

Fontes: Beyond Van Gogh, eBiografia e Estadão.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Liz de Freitas manso

    1 ano atrás

    achei muito legal você ver as pinturas de van gogh ao vivo, poder ver lá de pertinho o belos quadros de van gogh, a maravilhosa pintura do céu estrelado deve ser muito irado ver a bela pintura chamativa de van gogh

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido