Desde 2 de novembro, quem mora ou passa pela cidade de São Paulo pode conferir a exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio, que marca o aniversário de morte, em 1519, de um dos maiores artistas e inventores da história. A mostra acontece no MIS Experience (novo espaço do Museu da Imagem e do Som) e foi criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, de Roma, na Itália.

Mona Lisa
#pracegover: telão mostra imagem do quadro Mona Lisa projetado na exposição. Foto: reprodução.

O principal objetivo da exposição é levar o público a viver uma experiência de imersão por meio de pinturas, rascunhos de projetos e documentos escritos por Da Vinci. Para isso, o local dispõe de 40 telões de até 10 metros de altura colocados nas paredes e no chão para exibir imagens em alta definição.

Mona Lisa
A exposição também oferece uma experiência diferente com a pintura mais famosa do artista, a Mona Lisa — quadro feito por Da Vinci entre 1503 e 1506, hoje no Museu do Louvre, em Paris, na França.

No MIS Experience, além da presença de uma réplica em tamanho real, projeções mostram detalhes do quadro, trazendo informações sobre alguns de seus segredos, por exemplo: sabia que Da Vinci não concluiu o dedo indicador da mão direita na pintura?

Réplicas de máquinas projetadas pelo inventor também podem ser vistas na mostra, em cartaz até 1º de março de 2020.

Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h30
Período: 2 de novembro 2019 a 1º março 2020
Endereço: MIS Experience – rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo/SP
Ingressos: bit.ly/ingressos-leonardo-da-vinci

 

Quem foi Leonardo da Vinci?
Com a colaboração da editora mirim Gabrielle H., 13 anos

Em um povoado perto de Vinci, a 50 quilômetro de Florença, na Itália, Leonardo da Vinci nasceu, em 1452. Embora um de seus trabalhos mais conhecidos seja a Mona Lisa, pintar não foi sua única atividade. Ele viveu durante o período chamado Renascimento e também atuou nas áreas de engenharia, arquitetura, música, astronomia, matemática, botânica e escrita, por exemplo. Abaixo, confira alguns dos projetos idealizados por Da Vinci.

RENASCIMENTO: período entre os séculos 15 e 16, em especial, marcado por transformações de ideias e comportamentos na Europa, com a busca da razão por meio da ciência e da valorização do corpo humano.

 

Primeiro helicóptero 

Helicóptero
#pracegover: rascunho e modelo 3D de helicóptero idealizado com Da Vinci. Foto: reprodução.

O projeto do inventor, de 1493, nunca saiu do papel, mas é considerado a primeira tentativa de se criar um helicóptero — algo parecido e mais antigo foi achado na China, mas provavelmente era a ideia para um brinquedo. O helicóptero só se tornaria realidade no século 19.

Robôs
Uma de suas invenções mais famosas foi o cavaleiro-autônomo: movido por um sistema de engrenagens, cabos e pesos, este tipo de robô mecânico movia os braços, levantava o visor na cabeça e se sentava.

Robo-Leonardo-da-Vinci-Edicao-141
#pracegover: a imagem mostra o robô criado por Leonardo da Vinci. É possível ver as engrenagens dentro da invenção. Foto: reprodução.

Energia solar
Alguns dos escritos de Da Vinci demonstravam preocupação com o corte de árvores praticado na época para o aquecimento a lenha. Então, ele projetou um mecanismo de espelhos para que a luz solar aquecesse um reservatório de água.

 

Pelo mundo
Outros países também estão prestando homenagens a Leonardo da Vinci nos 500 anos de sua morte:

Veneza (Itália): a cidade do país de nascimento de Da Vinci ganhou, no primeiro semestre, uma exposição com 25 de seus desenhos. Entre eles, Homem Vitruviano (feito pelo artista durante estudos sobre o corpo humano e suas proporções), que, pela fragilidade, raramente é exposto ao público.

Paris (França): o Museu do Louvre recebe o Homem Vitruviano entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020. Outra atração é uma experiência com a Mona Lisa: usando óculos de realidade virtual, o público tem a sensação de entrar na obra.

Tel Aviv (Israel): entre fevereiro e abril, o porto local exibiu dezenas de máquinas inspiradas nos projetos do inventor, além de esboços, estudos e imagens das obras exibidas por projetores.

 

Fontes: Aventuras na História, BBC, Folha de S.Paulo, Leonardo da Vinci Celebration, MIS, National Geographic, revista Galileu e Superinteressante.

Esta reportagem foi originalmente publicada na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido