Um estudo feito pela WWF, uma organização ambiental, em parceria com a Zoological Society of London, apontou que, entre 1970 e 2012, houve uma redução de 58% na população de vertebrados, animais que possuem coluna vertebral.

A pesquisa é baseada na análise de 3706 espécies de vertebrados, entre eles mamíferos, peixes e anfíbios.

sapo

Segundo o estudo os elefantes tiveram, por exemplo, uma redução de 38% no número de exemplares da espécie. A queda só não foi maior do que a dos sapos: estima-se que a população dos anfíbios tenha caído 81%.

lightmatter_elephanttrunk

São várias as causas desse problema. O relatório afirma que fatores como poluição, mudanças no clima e desmatamento, são os responsáveis por matar os animais e provocar quedas grandes no número de exemplares de cada espécie.

800px-chengdu-pandas-d10

Para mudar esse cenário, várias organizações espalhadas pelo mundo inteiro realizam ações para salvar os animais. A WWF cita como exemplo a China que, graças a programas de preservação, conseguiu tirar o panda gigante da lista dos ameaçados de extinção. A população da espécie teve um aumento de 14% entre 2004 e 2014.

800px-bengal_tiger_india

Na Índia, a população de tigres também está aumentando. Dados mostram que, em 2006, existiam no país 3900 exemplares, enquanto que em 2010, esse número era de 3200, 700 tigres a menos.

Outro lado

O pesquisador Stuart Pimm, da Universidade de Duke University, dos Estados Unidos, disse, em entrevista à BBC, que acha que os dados da pesquisa não estão certos. “O relatório traz alguns números importantes, mas outros que são muito, muito imprecisos”, disse Pimm.

Para ele, a pesquisa não mostra muitos dados da América do Sul e da África, por isso fica difícil dizer que houve mesmo um queda de 58% na quantidade de animais vertebrados. 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • alunoschapel

    4 anos atrás

    Descobri muito desse asunto porfavor fassa mais

  • HELENA BARBOSA COSTA

    7 anos atrás

    carinha triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido