Governo-Estado-de-SP
Foto: Governo do Estado de São Paulo, via Fotos Públicas

Um estudo realizado pela prefeitura da cidade de São Paulo, divulgado em 23 de junho, estimou que 1,16 milhão de habitantes do munícipio podem já ter sido infectados pelo novo coronavírus. Isso representa 9,5% da população da cidade. O número é cerca de dez vezes maior do que os registros oficiais, que em 23 de junho eram de 119.349 casos em São Paulo.

A diferença entre os números provavelmente se dá porque poucas pessoas fazem (ou têm a oportunidade de fazer) o teste para a doença, o que gera a chamada subnotificação – quando há menos casos oficialmente notificados do que na realidade.

Um dos objetivos da pesquisa, a partir de uma amostragem, é chegar a uma estimativa da quantidade de pessoas que já foram infectadas pelo vírus na cidade, o que ajudará o governo municipal a definir medidas relacionadas à pandemia. A primeira parte do mapeamento foi feita com 5.664 habitantes, maiores de 18 anos, escolhidos por sorteio para representar todas as regiões do município.

O estudo também revelou quais são as regiões de São Paulo que tiveram mais contato com o vírus. A zona leste fica no topo do ranking, com 12,5% dos moradores apresentando anticorpos (substância que o organismo produz depois de ter contato com o vírus).

Zona leste: 12,5%
Centro/zona oeste: 10,7%
Zona norte: 8,4%
Zona sudeste: 8,2%
Zona sul: 7,5%

O mapeamento vai continuar. “Essa fase que estamos apresentando hoje [23 de junho] é a fase zero. Teremos mais quatro fases a cada 15 dias com o mesmo número de pessoas sorteadas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ao site da Prefeitura de São Paulo.

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e Prefeitura de São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • FERNANDO OLIVEIRA

    3 anos atrás

    muito triste

  • isabela - 10 anos

    3 anos atrás

    muito triste , mas nós vamos supurar isso

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] […]

  • Maria - 9 anos

    3 anos atrás

    Muito triste isso, mas vai passar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido