Por Joanna Cataldo

Entre maio e outubro deste ano, cinco escolas de Linhares, no Espírito Santo, e três de Fazenda Rio Grande, no Paraná, acumularam, juntas, 3.620,5kg de lixo para reciclagem. Itens trazidos de casa pelos alunos, como garrafas PET e latas, e materiais usados nas próprias instituições são depositados  em recipientes das escolas. De lá, os resíduos são levados para postos adequados de descarte.

Lixo para reciclagem
#pracegover: a foto mostra muito lixo acumulado em um espaço. Ao fundo, árvores diversas. Foto: Rori Buchori | EyeEm | Getty Images.

A mobilização faz parte de um torneio de coleta seletiva: a escola de cada estado que, até novembro, recolher a maior quantidade de lixo será a vencedora — ganhará um troféu e outro prêmio ainda não divulgado. A disputa é uma das etapas do projeto Estação Sustentável, que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do descarte adequado de lixo e da preservação do ambiente. Além do torneio, a iniciativa promoveu, entre outras ações, atividades envolvendo leitura de revistas e jogos sobre sustentabilidade.

O que dizem alunos que participam do projeto

“Colocamos lixeiras nas salas de aula, e todas as turmas começaram a separar os resíduos. Uma vez por semana, os itens são coletados pelo pessoal responsável, que pesa os materiais e leva para a cooperativa [de reciclagem]”, Maria Helena F., 10 anos

“Nós aprendemos a sempre jogar o lixo na lixeira e reaproveitar o que pode ser reutilizado. Várias vezes, uma lata de leite pode se transformar em um porta-canetas, uma garrafa PET pode se tornar um brinquedo…”, Ana Cecília M., 8 anos

Escolas-Recolhem-Lixo-Depoimento-Edicao-140-Impresso
#pracegover: Maria Helena aparece sorrindo para a foto. Ela usa camiseta branca com detalhes em azul e está com o cabelo preso. Ana Cecília sorri para a foto e usa blusa azul. Seu cabelo está preso. Fotos: arquivo pessoal.

Descarte de lixo no Brasil*

214.868 toneladas de resíduos são produzidas no Brasil por dia — o número corresponde à capacidade de 6.100 piscinas olímpicas.

1.647 municípios brasileiros não dispõem de iniciativas de coleta seletiva. Esse número representa 29,5% das cidades do país.

*Dados de 2017, último ano de realização da pesquisa

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Daniel

    2 anos atrás

    Oi Joca,espero que melhore a situassão do lixo no Brasil.

  • LIVIA

    3 anos atrás

    OBRIGADA PELAS NOTICIAS

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido