Por Joanna Cataldo

Entre maio e outubro deste ano, cinco escolas de Linhares, no Espírito Santo, e três de Fazenda Rio Grande, no Paraná, acumularam, juntas, 3.620,5kg de lixo para reciclagem. Itens trazidos de casa pelos alunos, como garrafas PET e latas, e materiais usados nas próprias instituições são depositados  em recipientes das escolas. De lá, os resíduos são levados para postos adequados de descarte.

Lixo para reciclagem
#pracegover: a foto mostra muito lixo acumulado em um espaço. Ao fundo, árvores diversas. Foto: Rori Buchori | EyeEm | Getty Images.

A mobilização faz parte de um torneio de coleta seletiva: a escola de cada estado que, até novembro, recolher a maior quantidade de lixo será a vencedora — ganhará um troféu e outro prêmio ainda não divulgado. A disputa é uma das etapas do projeto Estação Sustentável, que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do descarte adequado de lixo e da preservação do ambiente. Além do torneio, a iniciativa promoveu, entre outras ações, atividades envolvendo leitura de revistas e jogos sobre sustentabilidade.

O que dizem alunos que participam do projeto

“Colocamos lixeiras nas salas de aula, e todas as turmas começaram a separar os resíduos. Uma vez por semana, os itens são coletados pelo pessoal responsável, que pesa os materiais e leva para a cooperativa [de reciclagem]”, Maria Helena F., 10 anos

“Nós aprendemos a sempre jogar o lixo na lixeira e reaproveitar o que pode ser reutilizado. Várias vezes, uma lata de leite pode se transformar em um porta-canetas, uma garrafa PET pode se tornar um brinquedo…”, Ana Cecília M., 8 anos

Escolas-Recolhem-Lixo-Depoimento-Edicao-140-Impresso
#pracegover: Maria Helena aparece sorrindo para a foto. Ela usa camiseta branca com detalhes em azul e está com o cabelo preso. Ana Cecília sorri para a foto e usa blusa azul. Seu cabelo está preso. Fotos: arquivo pessoal.

Descarte de lixo no Brasil*

214.868 toneladas de resíduos são produzidas no Brasil por dia — o número corresponde à capacidade de 6.100 piscinas olímpicas.

1.647 municípios brasileiros não dispõem de iniciativas de coleta seletiva. Esse número representa 29,5% das cidades do país.

*Dados de 2017, último ano de realização da pesquisa

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Qual foi o seu game preferido do ano, até agora?

Comentários (1)

  • LIVIA

    4 meses atrás

    OBRIGADA PELAS NOTICIAS

Compartilhar por email