A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. Foto: site oficial Theresa May.

O Parlamento do Reino Unido rejeitou o acordo que definia como seria a saída do Reino Unido da União Europeia – o chamado Brexit, abreviação de British Exit, que em inglês significa “saída britânica”.

Ao todo, 432 parlamentares votaram contra as medidas apresentadas no acordo; 202 votaram a favor.

O Reino Unido inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – a Irlanda não faz parte. Foto: Divulgação.

A votação representou uma grande derrota para a primeira-ministra Theresa May, que é a favor da saída do Reino Unido da União Europeia e que, no acordo apresentado, estabeleceu regras e procedimentos para a retirada.

Entre os que votaram contra o acordo estão parlamentares que são contra o Brexit (veja mais abaixo) e representantes que são a favor da saída da UE, mas não da forma como o trato está prevendo.

Agora, May terá até três dias para apresentar uma nova proposta, que será analisada pelos parlamentares. Ainda não se sabe, ao certo, o que acontecerá daqui para frente, mas especialistas apontam para as seguintes possibilidades:

– Saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo que estabeleça regras e procedimentos para a retirada;
– Criação de um novo acordo para a saída do bloco;
– Antecipação da data das eleições legislativas – neste caso, se o Partido Trabalhista, que é a favor da permanência na União Europeia, levar vantagem na votação, o Brexit pode não acontecer;
– Parlamentares podem pedir uma nova consulta popular, na qual os britânicos teriam de dizer novamente se são a favor ou contra o Brexit (veja mais abaixo).

O que é a União Europeia (UE)?

Bandeira da União Europeia. Foto: Divulgação.

É um grupo formado por 28 países europeus, incluindo Alemanha, França, Espanha, Portugal, entre outros. Tem como objetivo estabelecer regras e medidas que contribuam para a paz, liberdade, comércio, estabilidade e prosperidade da região.

O que é o Brexit?

No dia 23 de junho de 2016, os britânicos participaram de um plebiscito (consulta popular) em que tinham que dizer se eram a favor ou não da saída do Reino Unido da UE (Brexit). Ao final, a maior parte das pessoas que votaram, 51,9%, disse “sim” à retirada do país do bloco. A saída do grupo está marcada para o dia 29 de março. Agora, os políticos estão discutindo como ela será feita.

O que dizem as pessoas que são a favor do Brexit?

Há vários motivos que levam parte da população a ser favorável ao Brexit. De uma maneira geral, eles querem que o Reino Unido não seja mais obrigado a cumprir as regras da União Europeia. Alguns britânicos não estão satisfeitos com as normas em relação a questões como imigração e comércio, por exemplo, e defendem que o país crie as suas próprias regras para lidar com esses assuntos.

O que dizem as pessoas que são contra o Brexit?

Assim como os contrários ao Brexit, os favoráveis têm vários motivos para defender a permanência do Reino Unido na União Europeia. A maioria dos defensores acredita que as regras da União Europeia vêm trazendo diversos benefícios para os países membros, como em questões que envolvem relações comerciais e promoção da paz.

Fontes: BBC, BBC, Folha de S. Paulo, União Europeia, G1 e jornal Estado de Minas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Emilly Araujo

    3 anos atrás

    Então o Reino Unido saiu da UE por motivos nacionalistas, certo?

  • GISELE ARAUJO BARROS SOARES

    5 anos atrás

    Porque que essas pessoas querem que o reino Unido saía da união Europeia ?

  • Jornal Joca

    5 anos atrás

    Olá, Gisele, tudo bem? Conforme a gente explicou na reportagem, há vários motivos que levam parte da população a ser favorável ao Brexit - ou seja, à saída do Reino Unido da União Europeia. De uma maneira geral, eles querem que o Reino Unido não seja mais obrigado a cumprir as regras da União Europeia. Alguns britânicos não estão satisfeitos com as normas da União Europeia em relação a assunto como imigração e o comércio, por exemplo. Eles defendem que o país crie as suas próprias regras para lidar com esses temas.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido