Fortes chuvas e inundações atingiram o estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, no dia 18 de março e se intensificaram nos dias seguintes. Casas, edifícios, árvores e ruas ficaram totalmente submersas em algumas regiões de Sydney, onde rios e represas transbordaram.

A situação levou aproximadamente 18 mil pessoas a deixar a casa em que moram. Duas pessoas morreram após ficarem presas em um carro durante o alagamento.

A tempestade é a pior registrada em décadas. Mais de mil pedidos de ajuda foram feitos aos serviços de emergência, que informaram ter realizado mais de cem resgates em enchentes na madrugada do dia 21 de março. As chuvas pararam, mas as consequências continuam.

#pracegover: em Sydney, a foto mostra casas e carros que ficaram submersos em virtude das fortes enchentes. Foto: Flavio Brancaleone/Getty Images

Causas
As chuvas são comuns nesta época do ano, mas as tempestades estão ainda mais intensas em virtude de um fenômeno chamado La Niña. Afetando a temperatura da atmosfera e dos oceanos, ele traz mais chuvas durante a época mais quente do ano.

As enchentes acontecem depois de a Austrália ter vivido uma forte seca entre 2019 e 2020 e um grande incêndio florestal que destruiu casas e deixou dezenas de mortos. Estima-se que 3 bilhões de animais morreram ou foram deslocados pelo fogo. Muitos lugares inundados agora ainda estavam se recuperando do incêndio quando a tempestade ocorreu.

Animais
Além de pessoas, as enchentes forçaram animais a deixar seu habitat. Muitos cangurus e pássaros morreram, de acordo com o serviço de resgate de animais Wildlife in Need of Care.

Aranhas, lagartos, formigas, grilos e cobras foram flagrados entrando em casas para fugir das águas das chuvas. O cenário assusta os moradores e representa uma ameaça ao meio ambiente, que depende da vida de diversas espécies para se manter em equilíbrio.

Correspondente internacional
“Onde moramos não tivemos muitos problemas com a chuva forte, mas vimos no noticiário muitos lugares inundados. O único incômodo para nós foi o quintal de casa. Estamos reformando e, após a escavação, formou-se uma piscina de lama. Não é a primeira vez que uma tempestade causa problemas na Austrália. Em 2011, aconteceu uma das maiores enchentes em Brisbane, onde eu moro. Embora eu não me lembre, já vi fotos disso. Meu conselho diante de problemas causados pela chuva é: fique atento, não dirija na enchente e siga as orientações do governo.” Luisa E., 12 anos, Brisbane (Austrália)

Fontes: BBC, G1, The Guardian e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 167 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • caetano

    2 anos atrás

    joca vcs podem faser um artigo sobre games?

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Caetano. Tudo bom? Nós temos várias reportagens sobre games aqui no site. É só clicar lupa que tem na parte superior do site e pesquisar. Depois nos diga o que achou. Até a próxima!

  • BERNARDOMARQUES

    2 anos atrás

    eai cleitin

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido