vagoes-aereos-174
#pracegover: ilustraçnao do projeto de vagões aéreos com deserto ao fundo. Imagem: reprodução de tela

E se, além da ideia dos carros voadores, o problema do trânsito fosse resolvido com outra solução que viesse pelos ares? Esse é o objetivo da empresa uSky Transport, que, em junho, abriu uma estação de vagões aéreos em Sharjah, cidade vizinha a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo é testar o transporte que sobrevoa o céu ligado a fios elétricos, liberando ruas e avenidas de trânsito.

Os vagões, chamados de uCar, têm janelas grandes, poltronas e câmeras para evitar acidentes. Parecidos com o que conhecemos no Brasil como teleféricos ou bondinhos, mas bem mais velozes: eles podem transportar até quatro passageiros a uma velocidade de 150 quilômetros por hora.

Segundo a empresa, uma rede desse veículo em toda a cidade poderia transportar 10 mil pessoas a cada 60 minutos. A finalidade é que a menor quantidade de transporte terrestre diminua o trânsito e as emissões de poluentes, além de aumentar os espaços para vegetação e lazer, declarou a uSky Transport. A opção também seria mais econômica. De acordo com a companhia, enquanto a construção de um quilômetro de metrô pode custar até 150 milhões de dólares, o novo sistema gastaria 10 milhões de dólares pela mesma extensão.

Até o fim do ano, a uSky planeja expandir a estação teste, dos atuais 400 metros de extensão, para uma linha de 2,4 quilômetros, misturando vagões de carga e de passageiros. A empresa também prevê que o sistema faça parte do dia a dia dos habitantes dos Emirados Árabes Unidos até 2024.

Há planos para levar a tecnologia a outros países, como Índia, Paquistão, Estados Unidos e Canadá.

Fontes: CNN e site da uSky Transport.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • verna

    2 anos atrás

    muito legal, sempre gostei de tecnologia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido