Em 5 de setembro, foi celebrado o Dia da Amazônia, data que é uma boa oportunidade para conhecer projetos ligados à região amazônica.

É o caso dos programas da Fundação Almerinda Malaquias, na cidade de Novo Airão (AM), apoiada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), pela prefeitura e por outras organizações. 

Criada como centro de apoio e capacitação para artesãos, a fundação tem um espaço de educação ambiental desde 2005. Em um dos projetos, os alunos passam, diariamente, três horas e meia no local. Os que têm entre 7 e 14 anos aprendem diferentes assuntos, como educação regional (sobre questões do local onde vivem), diversidade cultural, sustentabilidade, valores humanos, história e geografia de Novo Airão. 

“Esse programa se iniciou para atender os filhos dos artesãos, e hoje estamos com 10% dos alunos matriculados no ensino fundamental do município, ou seja, cerca de 160 estudantes”, conta Telma Brazilino, diretora da fundação. “Acredito que a criança sai daqui com, pelo menos, uma mentalidade mais sustentável, cuidando do lixo (…), entre outras coisas”, diz. 

Desde 2021, há também o projeto Educação Ribeirinha, que oferece uma reforma completa em escolas da rede pública de comunidades isoladas. A ação inclui o trabalho de um construtor, que emprega pessoas do local. Cada reforma é elaborada pelo ateliê do arquiteto Marko Brajovic, que respeita a história e identidade da região, incluindo as comunidades indígenas. 

“Sou muito grata pela escola que tenho, por ser boa e bonita. Gostaria que outras crianças também tivessem uma escola como a nossa”, conta Sheriane, 11 anos, da escola indígena da comunidade Renascer, zona rural de Novo Airão. 

A escola indígena da comunidade Renascer, em Novo Airão (AM), participou do projeto Educação Ribeirinha# | pracegover: fachada da instituição, feita de madeira e com pinturas que mostram um rosto com dois olhos claros, uma faixa vermelha no lugar no nariz e cabelos pretos. Crédito de imagem: Fundação Almerinda Malaquias

Diferentes realidades
O Dia da Amazônia também pode ser trabalhado em outras regiões, convidando os jovens a pensar em soluções para os locais em que vivem. 

Foi o que o Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, em São Paulo (SP), fez no início de setembro. A partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), os alunos do 5o ano viram animações sobre sustentabilidade e pensaram em soluções para o bairro. 

“Aqui é uma região extremamente carente e que gera muito lixo. Falta tudo: saneamento básico, coleta e reciclagem”, explica Ana Paula Cavalcante, bibliotecária do CEU Paz. Os estudantes discutiram sobre consumo excessivo e concluíram que ingerir mais alimentos naturais gera menos lixo. 

As turmas também produziram um jornal (foto abaixo) sobre questões da região, como desmatamento e enchentes. Yasmin V., 10 anos, acredita que cuidar do ambiente é cuidar de nós mesmos. “Uma pauta do jornal foi exatamente sobre isso: o desmatamento florestal, que prejudica a nós mesmos. A gente precisa investir no agronegócio [mais sustentável], porque, se destruirmos as árvores, daqui um tempo não teremos ar para respirar”, concluiu. 

#pracegover: capa do Jornal CEU Paz. A imagem mostra textos e fotos referentes às matérias, destacando textos sobre chuvas e desmatamento. Crédito de imagem: CEU Paz

Glossário

17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): metas assinadas por 193 países para lutar contra questões como fome, desigualdade e poluição.

AGRONEGÓCIO: setor da economia que envolve atividades agrícolas (cultivo de vegetais) e da pecuária (criação de animais para produção de alimentos).


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • JAQUELINE CARACAS

    6 meses atrás

    O Joca é interessante e legal e é importante para o meio ambiente e outras coisas.🖤🤍🩷🩵💙❤️💜🧡💛🩶💚

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido