Para marcar o Dia da Amazônia, conheça iniciativas que estão conectadas com a região amazônica
Em 5 de setembro, foi celebrado o Dia da Amazônia, data que é uma boa oportunidade para conhecer projetos ligados à região amazônica.
É o caso dos programas da Fundação Almerinda Malaquias, na cidade de Novo Airão (AM), apoiada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), pela prefeitura e por outras organizações.
Criada como centro de apoio e capacitação para artesãos, a fundação tem um espaço de educação ambiental desde 2005. Em um dos projetos, os alunos passam, diariamente, três horas e meia no local. Os que têm entre 7 e 14 anos aprendem diferentes assuntos, como educação regional (sobre questões do local onde vivem), diversidade cultural, sustentabilidade, valores humanos, história e geografia de Novo Airão.
“Esse programa se iniciou para atender os filhos dos artesãos, e hoje estamos com 10% dos alunos matriculados no ensino fundamental do município, ou seja, cerca de 160 estudantes”, conta Telma Brazilino, diretora da fundação. “Acredito que a criança sai daqui com, pelo menos, uma mentalidade mais sustentável, cuidando do lixo (…), entre outras coisas”, diz.
Desde 2021, há também o projeto Educação Ribeirinha, que oferece uma reforma completa em escolas da rede pública de comunidades isoladas. A ação inclui o trabalho de um construtor, que emprega pessoas do local. Cada reforma é elaborada pelo ateliê do arquiteto Marko Brajovic, que respeita a história e identidade da região, incluindo as comunidades indígenas.
“Sou muito grata pela escola que tenho, por ser boa e bonita. Gostaria que outras crianças também tivessem uma escola como a nossa”, conta Sheriane, 11 anos, da escola indígena da comunidade Renascer, zona rural de Novo Airão.
Diferentes realidades
O Dia da Amazônia também pode ser trabalhado em outras regiões, convidando os jovens a pensar em soluções para os locais em que vivem.
Foi o que o Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, em São Paulo (SP), fez no início de setembro. A partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), os alunos do 5o ano viram animações sobre sustentabilidade e pensaram em soluções para o bairro.
“Aqui é uma região extremamente carente e que gera muito lixo. Falta tudo: saneamento básico, coleta e reciclagem”, explica Ana Paula Cavalcante, bibliotecária do CEU Paz. Os estudantes discutiram sobre consumo excessivo e concluíram que ingerir mais alimentos naturais gera menos lixo.
As turmas também produziram um jornal (foto abaixo) sobre questões da região, como desmatamento e enchentes. Yasmin V., 10 anos, acredita que cuidar do ambiente é cuidar de nós mesmos. “Uma pauta do jornal foi exatamente sobre isso: o desmatamento florestal, que prejudica a nós mesmos. A gente precisa investir no agronegócio [mais sustentável], porque, se destruirmos as árvores, daqui um tempo não teremos ar para respirar”, concluiu.
Glossário
17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): metas assinadas por 193 países para lutar contra questões como fome, desigualdade e poluição.
AGRONEGÓCIO: setor da economia que envolve atividades agrícolas (cultivo de vegetais) e da pecuária (criação de animais para produção de alimentos).
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca.
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