Na última edição de 2021, leitores do Joca contam o que fazem para focar nos estudos e dão dicas para as provas e atividades de fim de ano.

“Eu começo a estudar pelas provas passadas e refaço os exercícios que errei, reservando alguns dias para tirar dúvidas com o professor. Também leio as anotações que faço nas aulas e reescrevo tudo de forma resumida para ficar mais fácil. Gosto de fazer pausas quando tenho algum motivo, como ir ao banheiro, e descansar por cinco minutos.” Enrico A., 12 anos, São Paulo (SP)

“Costumo começar a estudar pela matéria em que tenho mais facilidade e interesse, porque assim me empolgo e tenho cada vez mais ambição em aprender. Minha sugestão para quem não consegue se concentrar é pensar qual horário você mais tem energia e disposição. Se você fica muito cansado de manhã e agitado à noite, pode ser bom estudar nesse horário.” Marina I., 11 anos, São Paulo (SP)

“Para quem não descobriu ainda qual é o melhor jeito de estudar, minha dica é ir testando várias formas para ver qual é a melhor para você. Eu costumo escrever minhas próprias conclusões, porque, às vezes, quando o professor fala e a gente copia, não paramos para entender. Estudar com os amigos também pode ajudar, é mais divertido e dá mais motivação.” Pedro B., 12 anos, São Paulo (SP)

Dica da especialista
“As matérias que cada um acha mais difíceis exigem atenção especial, como uma revisão com mapa mental, slides ou listas, que são métodos para organizar o pensamento. O estudo em grupo também é importante, porque quem tem mais facilidade em um assunto, geralmente, consegue explicá-lo para os colegas em uma linguagem mais próxima do que a do professor.” Verena Muniz, professora da Pan American School of Bahia, em Salvador (BA)

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • lulu1911

    2 anos atrás

    Quero mais dicas de especialista.

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, tudo bom? Pode deixar, teremos mais dicas com especialistas em breve!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido