Por Vinicius Marques

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que todo indivíduo tem em sociedade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que todo brasileiro abaixo dos 18 anos tem o direito a uma educação que vise o preparo para o exercício da cidadania. Para isso, as escolas buscam diferentes maneiras de engajar os estudantes.

No Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte (MG), as turmas do 9º ano promovem, há 19 anos, o projeto interdisciplinar Cidadania, em que cada grupo escolhe um tema que resulte em uma ação cidadã. Em 2023, os alunos Ana Laura, Bruna T., Clarissa, Daniel C., Eduardo L., Felipe M., Letícia A., Nicole B. e Vitor G., orientados pela professora de geografia Juliana Rosenburg, decidiram falar sobre a Serra do Curral, patrimônio histórico e artístico da capital mineira, no limite com os municípios de Nova Lima, Sabará, Brumadinho e Ibirité.

“Pesquisando os problemas da nossa cidade, encontramos a Serra do Curral, que vem sofrendo com a mineração [extração do solo de substâncias minerais, como ferro] tanto legal como ilegal”, explica Ana Laura. O grupo ouviu ativistas ambientais, geólogos e se encontrou com Juliana Sales, vereadora de Nova Lima, que luta para evitar a degradação da área. Houve tentativa de contato com a mineradora Tamisa, sem retorno. 

Com o apoio da equipe jurídica da vereadora, os alunos montaram um requerimento para reforçar o projeto de lei criado pela própria Juliana afim de proteger a serra. “Ele ajuda no processo de tombamento [ato de reconhecer o valor de um lugar] da Serra do Curral em Nova Lima, que ainda não é patrimônio, e na criação de um circuito cultural de ecoturismo, com um museu a céu aberto, que o grupo propõe”, conta a professora Juliana.

Os estudantes também realizaram uma ação, em 23 de setembro, na Praça do Papa, ao pé da serra, com palestras de especialistas e roda de conversa.

Parceria com a Unesco

Desde 1999, o Colégio Friburgo, em São Paulo (SP), participa do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que apresenta anualmente temas para que as escolas promovam eventos e projetos relacionados.

Assim, a Unesco definiu 2023 como o Ano Internacional do Diálogo Como Garantia da Paz e, também, do painço, cereal considerado sustentável por ser de fácil produção, crescer em regiões secas e ter alto valor nutricional. “Os alunos trabalharam com a cultura do painço, plantaram e até fizeram receitas”, conta a diretora do colégio, Iracy Rossi.

O Friburgo aproveitou três momentos para desenvolver os assuntos: o Dia Nacional do Meio Ambiente, com um evento sobre sustentabilidade, o ConsCiência e o Liverdade. “O ConsCiência trabalhou a parte mais científica relacionada à conquista da paz e ao desenvolvimento civilizatório”, diz Iracy. “Já o Liverdade [junção das palavras ‘liberdade’ e ‘livros’] trouxe a importância da leitura e escrita para garantir a paz, a liberdade e os direitos humanos.”

Catarina R., do 5º ano A, contou ter sido muito legal mostrar aos pais o esforço feito durante os projetos. Já Gabriela V., da mesma turma, aprendeu sobre como enfrentar menos conflitos “e conviver com os outros do jeito como são”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido