Navio de cruzeiro na costa do Brasil. Foto: Alfredo Martinez/Getty Images

Desde 25 de dezembro, foram registrados 798 casos de viajantes de cruzeiros marítimos contaminados pela covid-19 no Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desse número, cerca de seis a cada dez infectados são membros da tripulação (pessoas que trabalham nos navios). 

De acordo com a agência, o número significa um aumento de 25 vezes na quantidade de casos registrados nos cruzeiros em relação aos 55 dias anteriores, quando foram confirmadas 31 infecções. Ainda de acordo com a Anvisa, o motivo dessa elevação é a chegada da variante ômicron ao Brasil. 

Por isso, em 3 de janeiro, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) anunciou que as empresas responsáveis por esse tipo de passeio vão suspender as viagens no Brasil até pelo menos dia 21 do mesmo mês. Um dia antes, a Anvisa tinha recomendado a suspensão para evitar novos casos da doença.

Ilustração do Sars-CoV-2, vírus que causa a covid-19. Foto: Erlon Silva – TRI Digital/Getty Images

Recorde de casos de covid-19 no mundo é registrado em 3 de janeiro

O site Our World in Data, que monitora a situação da covid-19 no mundo, registrou 2,4 milhões de novos casos da doença em 3 de janeiro. O número é o maior desde o início da pandemia, sendo que o recorde anterior (1,95 milhão de novos casos) era de 30 de dezembro de 2021.

A boa notícia é que o número de mortes causadas pela doença diminuiu bastante em relação ao momento mais crítico da pandemia. Na data do recorde, 5.845 pessoas morreram ao redor do mundo por causa da covid-19. Já em 26 de janeiro de 2021, data em que a vacinação começou no Brasil, 17.442 mortes foram registradas. 

Fontes: CNN Brasil, DW, Folha de S.Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Leitinho

    2 anos atrás

    Que triste :( O pessoal vai viagar bichado..

  • Vito verna

    2 anos atrás

    uau...

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido