Nasa anunciando o dia do eclipse

Um fenômeno astronômico raro ocorrerá no dia 21 de agosto. Trata-se do eclipse total do Sol. Nesse dia, a Lua ficará entre a Terra e a estrela solar, cobrindo-a por completo. O fato ocorreu pela última vez em 8 de junho de 1918!

Imagem do eclipse solar/NASA

O eclipse cobrirá o território dos Estados Unidos por completo, e a NASA (Agência Espacial Americana) se prepara para transmitir o evento para todo o mundo.

“Vamos usar 11 satélites que estão orbitando em nosso planeta, três deles na NASA e os demais de outras agências”, explica Adriana Ocampo, cientista planetária da Nasa.

“O eclipse poderá ser observado de diferentes ângulos, inclusive da Estação Espacial Internacional. Também vamos orientar uma nave espacial que orbita a Lua para observá-lo da perspectiva da órbita lunar”, acrescenta.

Nasa está com tudo pronto para o eclipse solar

O fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar da América do Norte. Para as pessoas que estiverem em uma faixa de cerca de 113 km chamada de “Caminho para a Totalidade”, o “show” será maior.

O trecho inclui 14 Estados americanos. O céu escurecerá por completo, a temperatura cairá e será possível ver estrelas e a atmosfera do Sol, que normalmente não pode ser vista da Terra.

O fenômeno começará às 10h16 (horário local) em Lincoln Beach, no Oregon, estado dos EUA, e durará cerca de uma hora e meia, terminando às 14h48 (horário local), perto de Charleston, na Carolina do Sul.

O eclipse também poderá ser observado ao norte da África, Europa e América do Sul – incluindo trechos do Brasil.

Eclipse total do Sol

Para assistir ao espetáculo da natureza, a Nasa aconselha o uso de óculos com lentes especiais. Os cientistas pedem para que as pessoas não olhem diretamente para o Sol a olho nu, através das lentes de câmeras ou binóculos, porque pode haver graves danos à vista.

Nos EUA, muita gente já está em contagem regressiva para o eclipse, e a tendência é de que as pessoas tenham folga no dia. “Deve ser o pedido de férias e folga mais popular na história”, escreveu Michael E. Bakich na revista “Discover”, publicado pelo jornal “The Washington Post”.

Para quem não puder ver o fenômeno ao ar livre, poderá acompanhar a transmissão ao vivo da Nasa no site: www.nasa.gov/eclipselive.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Maki Yoshida

    6 anos atrás

    Não tenho óculos especiais então vou assistir pelo site da Nasa!

  • Pedro Lucca Leão Chaim

    6 anos atrás

    Eu vou estar muito ansioso por esse dia e não vou aguardar esperar! Tomara que dê tempo pra eu ver, pois estarei na escola.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    OBA! ACHO QUE MEU PAI TEM UM ÓCULOS ESPECIAL. VOU USAR PARA VER O ECLÍPSE E SE CONSEGUIR VEREI PELO SITE DA NASA. GABRIEL PIRES - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    QUERO AGRADECER O JORNAL JOCA SEMPRE NOS INFORMANDO MUITO BEM COM NOTÍCIAS INTERESSANTES. LUCAS LEONARDO - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ESTOU MUITO ANSIOSO POR ESTE MOMENTO POIS NUNCA VI E NÃO VEREI OUTRA VEZ. É MINHA OPORTUNIDADE. GUSTAVO BRAZ - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ESTOU ANSIOSO PARA PRESENCIAR ESTE ESPETÁCULO GRANDIOSO. UMA CHANCE ÚNICA PARA APRECIAR O MOMENTO. NO FUTURO QUERO SER UM UFOLOGISTA DA NASA. ESTOU MUITO FELIZ COM A POSSIBILIDADE DE VER O FENÔMENO AQUI NO BRASIL.SÓ PRECISO SABER QUE ÓCULOS USAR. ALGUÉM PODE ME INDICAR? LEONARDO JOSÉ - 5º E

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido