Dúvida Animal

Muitas pessoas estão com dúvidas sobre como lidar com animais de estimação durante este período de isolamento. Vamos responder algumas:

A covid-19 pode infectar meu cachorro ou gato?

Até o momento, todos os estudos mostram que não há evidências de que bichos de estimação possam contrair o novo coronavírus ou mesmo propagar a doença.

Embora possamos ficar mais tranquilos, é importante lembrar que estamos falando de uma doença nova, da qual sabemos pouco. Pode ser que pesquisas futuras tragam outras informações.

Se o dono do animal (ou o tutor do animal, como muitas pessoas preferem chamar) pegar a doença, ele pode ficar na companhia de seu bicho durante a quarentena?

Como falamos acima, os animais não contraem a doença — mas, alguns cuidados precisam ser tomados durante a quarentena. Isso porque o vírus pode grudar nos pelos do cachorro e outra pessoa pode ser infectada ao encostar nele.

Tutores que pegaram a covid-19 devem evitar o contato direto com seus animais. Essa é uma orientação seguida por hospitais veterinários mundo afora.

Posso levar meu animal para passear?

A recomendação é que as saídas ao ar livre com os animais de estimação sejam curtas e acompanhadas por apenas uma pessoa. Só saia com o seu animal para ele fazer as necessidades (ou seja, xixi e cocô).

Como proceder para passear nas ruas com meu animal?

Não existe necessidade de usar máscaras nos cachorros e gatos, já que eles não são infectados pelo vírus. Entretanto, as patinhas e os pelos dos animais devem ser higienizadas após o passeio. Podem ser usados lenços umedecidos antissépticos ou água e sabão.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • isabelly nicolly

    4 anos atrás

    essas infomaçoes são muito uteis para min.

  • melissa

    4 anos atrás

    legal

  • leka

    4 anos atrás

    Adorei o video

  • manuela

    4 anos atrás

    olá pessoal

  • manuela

    4 anos atrás

    ola

  • ulrich

    4 anos atrás

    ei voces sabiam que os tigres do zoologico de nova york estao com covid 1

  • vanda

    4 anos atrás

    POIS É FIQUEI TAO TRISTE ADORO ANIMAIS ACHO QUE O TIGRE TEM MAIS OU MENOS 4 ANOS PELO QUE LI É UMA TIGRESA DE 4 ANOS FIQUEI TÃO TRISTE . QUASE GRITEI DE RAIVA DESSE COVID 19

  • pat.diniz

    4 anos atrás

    o guilherme domhinikeli ja foi na minha escola

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido