A ideia de que os dinossauros poderiam voltar à vida ganhou força depois do lançamento, em 1993, da franquia de filmes Jurassic Park, baseados no livro do escritor Michael Crichton.

Nas histórias que vemos nos longas, os incríveis bichões voltam à vida a partir de fragmentos de DNA (saiba mais abaixo) encontrados em mosquitos do passado.

Ao longo da vida, esses insetos sugaram o sangue de dinossauros, que continha partes do seu DNA. Depois que o inseto morria, ele era conservado em resinas de árvores, o que permitia que o corpo dele continuasse existindo por séculos. Assim, os pesquisadores dos filmes usavam esses mosquitos antigos para ter acesso ao DNA das grandes criaturas do passado.

Além disso, para completar o DNA fragmentado, os cientistas do Jurassic Park usavam o material genético de animais da atualidade, como os anfíbios. Então, uma vez de volta à vida, aconteciam grandes aventuras entre os humanos e seres pré-históricos.

Cena do filme Jurassic World. Imagem: divulgação

Na vida real, porém, sabemos que, por enquanto, ainda não é possível fazer esses procedimentos e trazer os bichões de volta. Mas alguns cientistas estão trabalhando para que no futuro essa tecnologia seja viável.

Há grupos de estudiosos, por exemplo, que realizam pesquisas em uma área chamada “engenharia genética” com avanços significativos. Segundo esses pesquisadores, no futuro, os dinossauros poderão, sim, voltar a existir. Para isso, eles pretendem usar o DNA de aves, que são parentes próximos dos animais do passado.

Cabe a nós, portanto, aguardar os avanços da ciência. Quem sabe um dia os fantásticos dinossauros possam voltar a caminhar novamente pelo nosso planeta?

DNA = molécula que carrega as informações genéticas de um organismo, como cor dos olhos e altura.

Pergunta enviada pelo leitor Gabriel T., 10 anos, de Brasília (DF).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Alunos 3° ano- Escola Iang Tao Objetivo- São Joaquim da Barra- SP

    2 anos atrás

    Achamos muito interessante a reportagem sobre a maneira em que o elefante utiliza sua tromba para recolher alimentos e água. Essa sessão "Dúvida animal "é demais! Aprendemos muitas coisas legais aqui

  • 2 anos atrás

    Eu vi esse filme ( eu fiquei com medo)

  • Lucas Azoubel

    2 anos atrás

    Oi,sou Lucas e sou do colégio Israelita Moyses Chvarts e eu gostei que os dinossauros podem voltar a existir ao DNA do mosquito e parece legal se os dinossauros voltarem, mas eles são muitos agressivos e assim, se eles voltassem, teria que tomar cuidado para o dinossauro não comer eu braço

  • Davi

    2 anos atrás

    Ola, sou do colégio Israelita Moyses Chvarts e eu gostei muito que tal vez um dia os dinossauros possam voltar a vida e possa ver eles de verdade no zoológico .

  • Filipe Emanoel

    2 anos atrás

    Oi, eu sou do colégio Israelita Moisés Chvarts e eu vi um vídeo hoje cedo sobre se os dinossauros poderiam voltar a existir, eu achei muito louco isso e o que vocês escreveram é igual ao que o vídeo falava e eu até acho que os dinossauros possam existir de novo com o DNA dos mosquitos.

  • Kerllyson

    2 anos atrás

    Oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido