Crédito de imagem: allgord/Getty Images/reprodução

Pesquisadores acreditam que as formigas surgiram na Terra há aproximadamente 130 milhões de anos, ou seja, elas viveram com os dinossauros e são sobreviventes das grandes extinções que aconteceram no passado.

Estudos mostram que existem aproximadamente 16 mil espécies diferentes de formiga em todo o mundo e 2 mil no Brasil, sendo a região amazônica o território que abriga a maioria dessas espécies.

Muitas pessoas pensam que as formigas gostam de comer apenas doces e alimentos com açúcar, mas não é verdade. A alimentação desses bichinhos é bem variada. Algumas realmente gostam de doces, mas existem espécies que se alimentam da seiva das plantas e outras que comem fungos que cultivam no interior dos formigueiros — é o caso das chamadas “cortadeiras”, como as saúvas. E também existem espécies caçadoras, que devoram diversos animais, principalmente outros insetos, como besouros, louva-a-deus e vespas.

As formigas são extremamente organizadas e podem percorrer muitos quilômetros por dia. Uma das curiosidades mais marcantes sobre esses insetos é a maneira como se locomovem, formando uma fila, com uma formiguinha atrás da outra. Mas como elas fazem isso? A que vai à frente libera um odor na trilha, chamado de feromônio. Esse cheiro é detectado pelas antenas das outras formigas, que seguem o caminho até seu alimento ou formigueiro, assim, nenhuma formiga se perde.

Pergunta enviada pelo leitor Henrique F., 7 anos, de Curitiba (PR).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Sophia Salgado

    1 mês atrás

    Uau, é incrível como as formigas conseguem ficar juntas por tanto tempo depois de tanto tempo. As formigas são superindependentes.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido