Estranhou o título da matéria? Vamos explicar: significa Bem-vindo, mundo! em russo. Pela primeira vez, a Rússia receberá uma Copa do Mundo, que ocorrerá de 14 de junho a 15 de julho.

Com a participação de 32 seleções, a 21ª edição da competição conta com algumas novidades. E para você ficar por dentro de tudo o que rola no Mundial, o Joca preparou um especial com curiosidades e informações sobre todos os países participantes.

O primeiro encarte foi publicado na edição 106 do jornal impresso. Cada nova edição trará informações sobre os países e o grupo em que estão envolvidos.

Ah, e para ficar ainda mais bacana, você vai poder baixar o encarte aqui no site. Legal, né? Então, para começar, você sabia que as seleções da Islândia e do Panamá farão a estreia no mundial? Em compensação, Itália e Holanda estão fora. Esta é a terceira vez que a Azzurra não disputa uma Copa. Já a Laranja Mecânica participou apenas de metade dos 20 mundiais.

Outra novidade é em relação ao árbitro assistente de vídeo. Os juízes serão auxiliados por recursos tecnológicos quando houver dúvida em relação a gols, pênaltis, cartões e identidade de jogadores.

A bola
Inspirada no mundial de 1970, a bola foi batizada de Telstar 18, que significa “estrela de televisão”. Ela possui um chip para interação via celular que funciona com a tecnologia NFC (Near Field Communication) ou comunicação por proximidade. Basta habilitar a função NFC do dispositivo para ter acesso a conteúdo exclusivo sobre a Copa. Importante: este chip não é o mesmo utilizado para saber se a bola entrou no gol.

Zabivaka, o mascote
O lobo Zabivaka foi escolhido por 53% da população russa como mascote da Copa. A votação, aberta apenas para os russos, teve mais de um milhão de votos.

Curiosidades sobre os anfitriões:
– Tirar o sapato antes de entrar na casa das pessoas é um costume levado a sério na Rússia. Os convidados recebem uma espécie de chinelo, chamado tapochki.

– Gatos são sinônimo de paz na sede da Copa. A admiração pelos felinos é tão grande que existem agências especializadas em aluguel de gatos.

O lobo Zabivaka foi eleito o mascote do Mundial.

– Enquanto a população mundial usa Facebook, Instagram e Twitter, os russos têm uma rede social só deles: o VKontakte.

– Presentear alguém com flores é bem-visto entre os russos, mas precisa ser um número ímpar de flores. Flores em números pares são usadas apenas em funerais.

Quer saber mais? Então clique aqui e baixe o primeiro encarte do especial Joca na Copa!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido