Foto: Keep It 100/Getty Images

Na última edição de 2021, leitores do Joca contam o que fazem para focar nos estudos e dão dicas para as provas e atividades de fim de ano

“Eu começo a estudar pelas provas passadas e refaço os exercícios que errei, reservando alguns dias para tirar dúvidas com o professor. Também leio as anotações que faço nas aulas e reescrevo tudo de forma resumida para ficar mais fácil. Gosto de fazer pausas quando tenho algum motivo, como ir ao banheiro, e descansar por cinco minutos.” Enrico A., 12 anos, São Paulo (SP)

“Costumo começar a estudar pela matéria que tenho mais facilidade e interesse, porque assim me empolgo e tenho cada vez mais ambição em aprender. Minha sugestão para quem não consegue se concentrar é pensar em que horário você mais tem energia e disposição. Se você fica muito cansado de manhã e agitado à noite, pode ser bom estudar neste horário.” Marina I., 11 anos, São Paulo (SP)

“Para quem não descobriu ainda qual é o melhor jeito de estudar, minha dica é ir testando várias formas para ver qual é a melhor para você. Eu costumo escrever minhas próprias conclusões, porque, às vezes, quando o professor fala e a gente copia, não paramos para entender. Estudar com os amigos também pode ajudar, é mais divertido e dá mais motivação.” Pedro B., 12 anos, São Paulo (SP)

Dicas das especialistas

“A gente orienta os nossos alunos a fazer primeiro o mais importante. Acreditamos que a avaliação é só uma continuidade do processo de aprendizagem, como um produto, então o que os estudantes aprendem ao longo do bimestre é o mais importante. Por isso, a gente diz que, para quem está nos anos finais, o melhor é se garantir no estudo diário, porque assim eles não precisam chegar à última semana de aula antes da prova e focar muito. É necessário criar uma rotina desde os anos iniciais.” Samira Bueno, vice-diretora da E. E. Professora Adalgiza Segurado da Silveira, em São Paulo (SP)

“As matérias que cada um acha mais difíceis exigem atenção especial, como uma revisão com mapa mental, slides ou listas, que são métodos para organizar o pensamento. O estudo em grupo também é importante, porque quem tem mais facilidade em um assunto, geralmente, consegue explicá-lo para os colegas em uma linguagem mais próxima do que a do professor.” Verena Muniz, professora da Pan American School of Bahia, em Salvador (BA)

*Versão estendida da matéria publicada na edição 180 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Daniela Possari

    1 ano atrás

    Queria que tivesse uma entrevista com um arqueólogo especializado em Egito, para saber a data estimada do nascimento de Tutankâmon, a religião egípcia e, como eles eram inteligentes se conseguiriam resolver um cubo mágico?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, Daniela. Tudo bom? Gostamos muito da sua sugestão! Nós já falamos sobre Egito Antigo algumas vezes aqui no Joca e acho que você vai gostar. Temos o podcast Revisteen sobre o assunto aqui https://www.jornaljoca.com.br/podcast-revisteen-egito/. E uma reportagem bem legal aqui https://www.jornaljoca.com.br/no-mundo-do-egito-antigo/. Até a próxima!

  • aluno.somar23

    2 anos atrás

    MUITO OBRIGADO JOCA

  • heloisaa

    2 anos atrás

    oi, nossa eu amei essa noticia alias fiz um trabalho com ela

  • Camila Lopes

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Podem escrever mais sobre dicas para estudar bem?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Camila. Tudo bom? Anotamos a sua sugestão de pauta e vamos levar em consideração. Obrigado por comentar! Até a próxima! :)

  • Camila Lopes

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei as dicas, são ótimas!

  • Aline Canedo - Professora de Língua Portuguesa

    2 anos atrás

    Gostei muito dessa matéria! Acho que os alunos precisam ter autonomia e comprometimento com os estudos. Um novo formato de aprendizagem nasce a cada dia com as experiências individuais e coletivas.

  • Fabi

    2 anos atrás

    Olá Helena, Gostei muito da sua reportagem. Dicas incríveis para os alunos! Se puder continuar postando conteúdos assim será fantástico. Obrigada e até mais.

  • Helena Turkie Rinaldi

    2 anos atrás

    Oi, Fabi, muito obrigada pelo seu comentário! Vamos continuar postando conteúdos assim, sim :) Um abraço do time do Joca!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido