NA JANELA DO TREM (Lúcia Hiratsuka, Cortez Editora)

Por alunos do 2º ano do Colégio Renascença, São Paulo (SP)

Nós fizemos a leitura compartilhada do livro Na Janela do Trem, escrito e ilustrado pela autora Lúcia Hiratsuka. Lúcia nasceu em Duartina, uma cidade do interior de São Paulo, aprendeu a ler em japonês com o avô e, para desenhar, utiliza o sumiê, que é um pincel japonês.

Seus livros contam suas histórias de infância. O enredo de Na Janela do Trem acontece em uma viagem de trem que sai da cidade de São Paulo com destino ao Mato Grosso. Vocês encontrarão lindas, delicadas e criativas ilustrações. Além deste livro, conhecemos outros títulos da autora, como: Corrida dos Caracóis, Antes da Chuva, A Venda e Amanhã.

Esperamos que vocês também gostem das indicações! Leiam e contem para a gente se gostaram!

#pracegover: ilustração da capa mostra um menino vestindo camiseta amarela, calça laranja e mochila azul, sentado em cima de uma mala marrom. Crédito de imagem: divulgação

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (José Mauro de Vasconcelos, Editora Melhoramentos)

Por Aline e alunos do 5º ano da Escola Miguilim, São Paulo (SP)

O Meu Pé de Laranja Lima é um livro baseado em fatos reais, escrito por José Mauro de Vasconcelos, com ilustrações de Jayme Cortez e Laurent Cardon, e publicado em 1968. 

Você quer saber o que passa dentro da mente de um menino precoce? Este livro conta a história de Zezé, um garoto precoce para sua idade: acredite que, com 5 anos, ele já sabia ler e escrever. Este foi um dos motivos pelo qual ele foi para a escola um ano antes. Além disso, Zezé era muito arteiro e aprontava muito. Por isso, sua família não o aguentava tanto tempo em casa.

A família do protagonista era muito pobre: o pai estava desempregado e a mãe tinha um emprego que pagava pouco. Então, mesmo sendo criança, Zezé já trabalhava como engraxate.

Apesar de tantas dificuldades, ele desenvolve uma relação importante com seu pé de laranja-lima, o qual apelida carinhosamente de Minguinho. Ao longo da história, aparece uma luz no fim do túnel para a felicidade, uma pessoa chamada… Espere aí, você acha que nós vamos falar quem é? Claro que não! Só lendo para saber.

Nós recomendamos este livro para pessoas que gostam de ler sobre a infância e para quem gosta de histórias dramáticas e tristes. Prepare seu lencinho, porque você vai chorar! Gostamos desta história porque é baseada em fatos que aconteceram na vida do autor e porque a vida do Zezé é muito interessante, e os momentos de felicidade, incríveis.

#pracegover: capa traz um menino apoiado em um galho de uma árvore, em que há uma laranja. Na cabeça dele, um passarinho parado. Crédito de imagem: divulgação

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido