O fotógrafo Nelson Aguilar brinca com a cor, luz e a sombra e tira fotografias cheias de energia. Carros, filhos, celebridades, cachorros, ideias…tudo passa pelas lentes dele, que nos ensina os melhores truques para fotografar com smartphone. Em suas fotografias, ele teve uma que chegou a ser selecionada para coleção Latino-Americana da Unesco. Veja as dicas dele para arrasar nas suas imagens.
524222_10152624470293027_1930843145219858416_n

Quando você era criança, já gostava de fotografia?
Sempre gostei mas na minha infância as crianças tinham muito menos acesso a fotografia do que hoje. Por exemplo: não existia celular.

Quando e como começou a fotografar?
Comecei com câmeras descartáveis quando era criança. Só com quase 20 anos ganhei minha primeira DSLR, uma Pentax 35mm. DSLR é a sigla em inglês para digital single-lens reflex, que em uma tradução livre seria “câmera digital de reflexo por uma lente”.

O que é necessário para ser um bom fotógrafo?
Na minha opinião, o mesmo que é necessário para ser bom em qualquer coisa: gostar muito, se dedicar e ter perseverança, não desistir com facilidade.

Você fez algum curso ou faculdade para se tornar fotógrafo?
Tenho um bacharelado em cinema e televisão com especialização em fotografia, pela Academy of Art University of San Francisco. Bacharelado é quem cursa e tem diplomas de nível superior.

  534853_352437641522399_373684560_n

Quais as maiores dificuldades para um fotógrafo no começo da carreira?
Arrumar clientes.  Acredito que essa seja a maior dificuldade entre profissionais liberais que trabalham por conta própria. Como não temos um emprego das 8h às 18hs de segunda a sexta,  se não formos atrás de nossos clientes, o negócio não sai do lugar. Isso exige disciplina e perseverança. Você pode ouvir muitos nãos antes de ouvir um sim.

Que tipo de foto você tira hoje? É em estúdio?
Trabalho tanto em estúdio quanto em locação.  Faço moda, editorial (revistas), reprodução de obra de arte, arquitetura e quando sobra tempo fotografo minhas ideias.

Como imagina as fotos no futuro? Será que terá outra mudança como do papel para o digital?
Com certeza, pelo cinema já dá para se ter uma ideia.  A fotografia vai evoluir para 3D, 4D, hologramas, vai ter cheiro e por ai afora.

 Você imprime suas fotos ou deixa tudo no computador?
Imprimo quando vou emoldurar para pendurar na parede, caso contrário sou contra o desperdício de papel. Antes da internet, se gastava muito mais papel, se imprimia tudo. As propagandas e os catálogos que antes eram impressos, hoje vão por email.

37059_347362735363223_1960605842_nVocê fotografa muito seus filhos? Elas gostam de ser fotografados e gostam de fotografar?
Quando eram menores eu os fotografava mais. Uma certa época senti que eles enjoaram, me peguei dando broncas tentando compor a cena que eu queria… como a ideia não é essa, passei a documentar de maneira mais espontânea.

 Qual a foto mais legal que você fez?
Foto é que nem música ou comida, dependendo do dia, de como você está se sentindo, a escolha pode variar muito.  Ainda bem né? Já pensou se preferíssemos as mesmas coisas todos os dias?

547828_348936458539184_1575101265_n (1)Já participou de concursos e exposições?
Sim, 3 exposições.  A última foi uma série de fotos chamada “Funileiros Cubanos”, sobre os carros americanos dos anos 40, 50 e 60 retratados em Cuba em 2013.

Que conselho daria pra quem pensa entrar nesta carreira?
Fotografe muito, com luz natural, luz artificial. Descubra o que vc gosta mais de fotografar e aos poucos defina o seu estilo. A melhor maneira de entender qualquer coisa é praticando. Procure conhecer o trabalho de outros fotógrafos.

947065_358190687613761_586020479_n (1)Quais as melhores dicas para nós, crianças, fotografarmos? Usamos na maioria das vezes, o nosso celular…

1. Preste atenção na luz: se tiver pouca luz, é melhor fotografar pessoas ou objetos parados
2. Chegue perto: geralmente as lentes das câmeras de celulares são grande angulares, tente preencher o quadro
3. Tente fotografar em ângulos diferentes que não sejam o óbvios.
4. Fotografe na altura dos olhos, eles são a janela para a alma.
5. Conheça bem os recursos do seu equipamento.  Se a foto ficar muito clara, dá para deixá-la mais escura e vice-versa. Entendendo isso fica mais fácil entender porque às vezes sua foto não sai como você imaginou e dá que vc pode fazer para corrigir.

Nelson têm três filhos que são leitores do Jornal Joca. Veja a opinião de um deles sobre a profissão do pai:

Meu pai sempre viaja a trabalho. Acho legal ser filho de fotógrafo porque nós aparecemos em várias revistas e livros que ele fotografa. Ele tem um estúdio muito legal com bilhões de computadores, muitas câmeras, equipamentos e cadeiras confortáveis. Uma coisa ruim é que ele tem que trabalhar nos finais de semana mas isso parece simples para ele.”
Alex, 10 anos

VEJA MAIS DICAS PARA FOTOGRAFAR COM CELULAR

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Eduarda Ramos Bodemer

    6 anos atrás

    linda as fotos

  • henrique da silva

    6 anos atrás

    cao bonitinho

  • Maria Aparecida Caires Leal

    6 anos atrás

    mas que fofo eu quero um cachorroo gigante bem fofinho e que ele me protege sempre eu e que ele seja muito cuidudadodo200000000000000000000000000018

  • Sophia Fucci Lemos Assmann

    6 anos atrás

    Adorei essas técnicas, nunca ouvi falar antes, mas as usarei

  • prof_villares

    6 anos atrás

    Cada foto linda...gostei da materia

  • Aline Mores

    6 anos atrás

    Eu adoro tirar fotos mas não sou boas, mas adorei essa entrevista muito boa mesmo!!!!!!!

  • maria.luiza.sulzbach@gmail.com

    7 anos atrás

    Adorei!!!

  • Joca

    7 anos atrás

    Que bom, Maria Luiza! Obrigada por comentar e ler o Joca! Continue a ler para saber mais coisas!

  • Nicoli

    8 anos atrás

    Incrível,muito bom!!!

  • Joca

    8 anos atrás

    Que legal que gostou, Nicole, aproveite!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido