Enfim, elas chegaram! É tempo de férias escolares, e você já deve estar planejando os momentos de diversão enquanto as aulas não voltam. Se uma boa dose de aventura não pode faltar agora, a história de  
Salvos por um Fio (Silvana Rando, Editora Escarlate), com certeza, vai inspirar suas semanas de folga.

No livro, Eric, um garoto da cidade, vai passar as férias no sítio da avó. Parece uma história bem comum de aventura em meio à natureza, não é? Não quando você descobre, logo de cara, que a avó de Eric tem um gato bem diferente e falante. E que a natureza da região está cheia de criaturas que parecem ter saído diretamente do folclore brasileiro para a vida real.

Salvos-por-um-fio
Crédito da imagem: divulgação

Salvos por um Fio ainda traz mais um assunto importante quando falamos de natureza: o garimpo ilegal (role até o fim do texto para saber mais sobre o tema). Eric e uma vizinha da avó dele vão se deparar com uma situação desse tipo nas redondezas do sítio. E terão a ajuda dos seres que vivem nas matas para evitar destruição no local.

Se, além de aventura, você está ligado na preservação da natureza, a obra da escritora Silvana Rando parece ser perfeita para curtir nas férias.

Boa leitura!

O que é garimpo? E garimpo ilegal?
Garimpo é a prática de retirar metais e pedras preciosas da natureza. Nem todo garimpo é ilegal. Mas, para estar dentro da lei, o garimpeiro tem que seguir uma série de regras, como só atuar em locais permitidos e recuperar esses espaços depois. As técnicas usadas no garimpo ilegal podem trazer diversos prejuízos para o ambiente e a saúde humana. Um dos principais problemas é o uso do mercúrio, que purifica o ouro encontrado. Essa substância pode contaminar água, solo e ar, afetando a saúde de animais, plantas e moradores da região, como indígenas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido