diabo da tasmânia
#pracegover: foto do marsupial diabo-da-tasmânia, de pelagem escura e boca aberta, mostrando os dentes. Crédito de imagem: Getty Images/EyeEm

Os diabos-da-tasmânia em sua forma selvagem desapareceram da parte continental da Austrália há cerca de 3 mil anos. Mas essa história começou a mudar em 25 de maio, quando grupos que trabalham para a conservação desses animais anunciaram que eles voltaram a nascer no país.

Projetos que lutam pela preservação da espécie, como o Aussie Ark, colocaram 26 desses marsupiais em uma reserva de 400 hectares (o equivalente a 400 campos de futebol), em Barrington Tops, ao norte da cidade de Sydney, há menos de um ano. Em 2021, esses mamíferos se reproduziram e tiveram sete filhotes, os primeiros a nascer por lá depois de três milênios.

Segundo os grupos, a reintrodução desses animais ajudará a controlar a população de gatos selvagens e raposas que caçam outras espécies ameaçadas de extinção. “Temos trabalhado incansavelmente por dez anos para devolver os diabos-da-tasmânia às terras selvagens da Austrália continental com a esperança de que eles se estabeleçam como uma população sustentável”, declarou a organização Aussie Ark nas redes sociais. “Estávamos os observando de longe até que chegou a hora de intervir e confirmar o nascimento (…). Foi um momento e tanto!”

Os pequenos diabos-da-tasmânia ainda têm o tamanho de um amendoim e são carregados pela mãe em bolsas, como os cangurus. Por serem marsupiais, esses animais ficam na parte externa da barriga da mãe (órgão chamado de marsúpio) até estarem prontos para explorar o mundo, o que leva cerca de quatro meses.

Desaparecimento
Os diabos-da-tasmânia sumiram da parte continental da Austrália após a chegada dos dingos (um tipo de cachorro selvagem) e ficaram confinados à ilha da Tasmânia, ao sul do país. Uma forma contagiosa de câncer ainda os ameaça — matou 80% da população desde 1996. A estimativa é de que cerca de 25 mil deles vivam na Tasmânia.

Ficha do diabo-da-tasmânia
Saiba mais sobre o maior carnívoro marsupial existente hoje:

Tamanho: 52cm a 80cm.
Peso: 4kg a 11kg.
Habitat: bosques nas costas litorâneas e florestas.
Do que se alimenta: frutas, insetos e, principalmente, carne de animais vivos e mortos.
Curiosidades: é chamado de diabo pelos sons fantasmagóricos que faz à noite e pelo forte rugido. Ganhou fama com o personagem de desenho animado Taz, da Looney Tunes.

Fontes: Australian Centre, CNN, G1, Instagram do grupo Aussie Ark, Reuters e Tasmania Parks & Wildlife Service.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Escola Seraphina-Email: e031690a@educacao.sp.gov.br

    1 ano atrás

    É interessante o fato desse animal ser chamado fantasmagórico, por conta do seu rugido. Inteligência, não falta para os pequeninos, pois é impressionante como ficaram se escondendo por três mil anos, por serem ameaçados pelos dingos. Isabelle, Luiza, Gleison e Lorena-Escola Seraphina- 5ºAno-Rinópolis-SP

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido