Já pensou em soltar a voz, mesmo de brincadeira? Em 13 de julho é comemorado o Dia do Cantor, por isso, o Joca conversou com a cantora Lulu Silvério, que ensinou os truques e mistérios da arte.

Quatro dicas para cantar bem

Cante todos os dias. Encontre uma música de que goste bastante e faça o possível para praticá-la regularmente. Sua voz é como um músculo que precisa de exercício constante para se manter em forma.

Inspire-se. Encontre uma cantora ou cantor de cuja voz você realmente goste e pesquise como treinar para alcançar tons semelhantes.

Tente encontrar a sua originalidade. Identifique o seu ponto forte, algo que te diferencie dos outros e ajude a destacar sua voz e seu talento individual.

Encontre um estilo próprio. Descubra como pronunciar palavras e vogais do jeito que for mais confortável para você e que soe melhor no seu tipo de voz.

Aquecimento

É importante aquecer antes de soltar a voz. Existem vídeos no YouTube que ensinam como fazer exercícios de aquecimento que vão melhorar o seu desempenho e impedir danos nas cordas vocais.

O diafragma

É um dos músculos que te permitem controlar a voz. Os músculos que usamos para falar normalmente são diferentes daqueles que usamos para cantar, pois cantar exige mais força. O diafragma permite que cantores mantenham as notas, assim como controlem a potência da voz. Aprender a controlar o diafragma é importantíssimo para qualquer cantor.

As notas musicais

As notas que os cantores alcançam são as mesmas dos instrumentos musicais. Quando alguém toca o dó no piano, estamos falando do mesmo “dó” que um cantor alcança. Por isso, a voz é considerada um instrumento musical.

Com treino, a maioria das pessoas consegue alcançar quase todas as notas, mas não confortavelmente. Cada artista tem um conjunto de notas e tons com o qual se dá melhor.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido