Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia 

Evo Morales durante governo
Evo Morales horas antes de renunciar/ #pracegover: o ex-presidente Evo Morales, vestindo jaqueta preta e camisa branca, durante discurso. Ao redor, apoiadores do líder político. Foto: Alexis Demarco/APG/Getty Images.

Em meio à forte pressão das Forças Armadas e dos grupos contrários ao governo, Evo Morales deixou o cargo de presidente da Bolívia, em 10 de novembro. Em discurso transmitido pela televisão, ele afirmou que sairia do poder para diminuir a violência no país. Em seguida, Morales viajou para o México, que lhe concedeu asilo político (um lugar seguro para ficar em outra nação).

Além de Morales, renunciaram ao cargo o vice-presidente do país e os presidentes e vice-presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado (órgãos que elaboram e aprovam leis). Como todos os que estavam acima de Jeanine Áñez, a segunda vice-presidente do Senado, renunciaram, ela citou a Constituição (maior conjunto de leis de um país) para se autodeclarar líder provisória da nação em 12 de novembro — e prometeu convocar novas eleições presidenciais.

O Tribunal Constitucional, a Polícia e o Exército do país anunciaram apoio à mudança. Os governos do Brasil e dos Estados Unidos reconheceram Áñez como presidente interina (que fica no cargo temporariamente), mas os da Argentina e da Venezuela, não. Morales diz que a autoproclamação da senadora foi ilegal e que ele é alvo de um golpe militar (quando militares assumem o poder ou apoiam que outro político o faça).

A Bolívia tem sido palco de protestos nas últimas quatro semanas. Avenidas foram bloqueadas, ruas foram tomadas por greves, três pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas (até o fechamento desta edição). Houve confrontos entre grupos a favor e contra o ex-presidente. Ainda há bloqueios nas estradas e algumas escolas seguem sem aulas. Após a declaração da nova presidente interina, apoiadores de Morales anunciaram novos protestos no país.

Por que os protestos começaram?
As manifestações tiveram início após a eleição presidencial de 20 de outubro, que resultou em vitória de Morales — ele foi o primeiro presidente indígena do país e ficou no governo nos últimos 13 anos; agora, iria para o quarto mandato. Grupos contrários ao então presidente saíram às ruas para protestar, dizendo que as eleições haviam sido fraudadas para beneficiá-lo. Já os favoráveis ao líder também tomaram as ruas, para defendê-lo.

Diante das denúncias de fraude eleitoral, a Organização dos Estados Americanos (OEA) fez uma verificação das eleições e constatou irregularidades no processo. O órgão recomendou, então, que uma nova votação fosse realizada. Morales convocou novas eleições na manhã do dia 10 de novembro, mas grupos contrários continuaram pedindo a renúncia dele — que acabou acontecendo.

Correspondentes internacionais
“Há muita gente ferida ou morta por causa dos enfrentamentos entre pessoas a favor e contra o governo. Por causa das manifestações, não estamos tendo aulas e não saímos de casa há quase um mês. O transporte de alimentos também foi afetado. Os protestos são justos porque o [agora ex-presidente] Evo Morales cometeu fraude eleitoral para não deixar o governo. Com a renúncia de Evo, esperamos que a paz volte ao país.” Maria Valentina G., 14 anos, e Tessai E., 12 anos, de Cochabamba, Bolívia.

Maria-Valentina-Correspondente-Bolivia-Edicao-141
#pracegover: Maria Valentina usa camiseta rosa e tem cabelos castanhos compridos. Foto: arquivo pessoal.
Tessai-Correspondente-Bolivia-Edicao-141
#pracegover: Tessai usa camiseta cinza e tem cabelos castanhos compridos. Ela sorri para a foto. Foto: arquivo pessoal.

 

Chile anuncia processo para nova Constituição
No dia 10 de novembro, o governo chileno atendeu a uma das principais exigências dos protestos que acontecem há um mês no país e já deixaram 20 mortos: a convocação de uma Assembleia Constituinte no Congresso. O objetivo é fazer uma nova Constituição, o maior conjunto de leis de um país. O texto atual foi herdado da ditadura de Augusto Pinochet (1974-1990). Segundo o presidente chileno, Sebastián Piñera, o novo documento deve incluir como responsabilidades do Estado serviços como educação e terá que passar pela aprovação dos chilenos em uma votação. Os prazos para essas medidas ainda não foram definidos.

 

Eleições no Uruguai vão para segundo turno
Os candidatos Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou disputarão o segundo turno das eleições para a presidência do Uruguai, no dia 24 de novembro. No primeiro turno, realizado em 27 de outubro, Martínez saiu na frente com 39% dos votos, contra 28% de seu adversário

 

Argentina elege novo presidente

Alberto Fernández
Alberto Fernández, presidente eleito/ #pracegover: Alberto Fernández, presidente da Argentina, veste terno preto e camisa azul-clara. Ele segura uma cédula de voto na mão. Foto: Spencer Platt/Getty Images.

Alberto Fernández foi eleito o novo presidente da Argentina no dia 27 de outubro. Fernández recebeu 47% dos votos, superando o atual presidente, Maurício Macri, que terminou na segunda colocação, com 40%. O novo líder tomará posse no dia 10 de dezembro e comandará o país por quatro anos.

Com o resultado, a eleição foi definida no primeiro turno, sem a necessidade de uma nova etapa (segundo turno). Pela lei eleitoral argentina, o presidente pode ser eleito em primeiro turno em duas situações: se receber mais de 45% dos votos ou se obtiver mais de 40% dos votos e ficar dez pontos percentuais à frente do segundo colocado.

Fernández é advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Sua vice é a advogada Cristina Kirchner. Além de ter sido primeira-dama do falecido presidente Néstor Kirchner, que governou entre 2003 e 2007, ela foi presidente da Argentina de 2007 a 2015. Kirchner está envolvida em dez processos na Justiça, sendo nove deles relacionados à corrupção. Ela se diz inocente.

 

Fontes: BBC, La Razó n, Los Tiempos, Folha de S.Paulo, Nexo e UOL.

Texto originalmente publicado na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Chile rejeita proposta para nova Constituição - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Novembro de 2019: Chile anuncia processo para nova Constituição […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido