O óleo já chegou às praias. Seus componentes podem causar prejuízos à saúde dos moradores da região. Foto: Nick Ut/Getty Images

Em 2 de outubro, um oleoduto se rompeu a 8 quilômetros da costa de Huntington Beach, na Califórnia, jogando 474 mil litros de óleo nos mares da região, o equivalente a mais de 3 mil barris. Ao cair na água, a substância matou peixes e algas, além de pássaros que estavam por perto. As autoridades locais também alertam que o óleo pode fazer mal à saúde dos humanos, já que possui caráter tóxico. Por isso, a orientação é para que os moradores não frequentem as praias afetadas.

No dia seguinte, o governo local atuou para tentar evitar que o óleo chegasse a locais como reservas ecológicas e pântanos, onde moram muitas espécies de animais e plantas. As autoridades instalaram sistemas de filtragem (para tirar o óleo da água) e barreiras flutuantes para evitar que ele se espalhe.

Imagem do óleo que foi derramado no oceano. Foto: Mario Tama/Getty Images

Ainda não se sabe quem é o proprietário do oleoduto nem o motivo do rompimento ter ocorrido, mas o caso está sendo investigado. O vazamento já é considerado o maior da Califórnia em décadas. Na manhã de 4 de outubro, data em que esta matéria foi publicada, a guarda costeira dos EUA havia afirmado que limpara 3% da mancha de óleo.

Glossário

Oleoduto: canal usado para transportar óleo para locais como centros de armazenamento e refinarias, que transformam o óleo em produtos usados no dia a dia.

Fontes: CNN Brasil, G1, Istoé Dinheiro e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Maria Fernanda Soares

    2 anos atrás

    Meu Deus que perigo

  • Jaeger L. Gardner

    2 anos atrás

    É bem interresante ver os efeitos do oléo. Nessa caso o oleo é bem perto das locais americanos, então algumas vezes, eu acha, que nós não veramos que essas coisas efeitam bem perto das nossas casas. Alem disso, é interessante ver que o oleo efeito peixes, passaros e outros coisas do oceano, mas ele efeita humanos tambem, os pessoas local não podem frequentar essas praias por causa da oleo. Um outro coisa, é que essa oleo pode chegar nos reservas ecologicas, e outros lugares, eu não sabia que oleo podia chegar nos areas assim. Os oleodutos paracem que muitos vezes se-rompar, mas parece que a mairo são seguros, mas os que se rompar tem um efeito enorme.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido