Esta matéria foi originalmente publicada na edição 234 do jornal Joca
No dia 6 de novembro, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, aprovou a Lei nº 12.244 que oficializa a corrida de rolimã como prática esportiva no estado. O projeto que deu origem à lei tem como objetivo promover a interação dos participantes das corridas e criar oportunidades de negócios e turismo.
O autor do projeto, deputado Coronel Weliton, afirmou que a corrida de rolimã é uma forma tradicional de brincadeira capaz de proporcionar diversão e troca de experiências entre os jovens. Por esse motivo, ele considera importante impulsionar o esporte.
A lei também deve incentivar iniciativas como a Rolimã Race, prova realizada, desde 2009, no bairro capixaba da Penha. A corrida atrai dezenas de espectadores todos os anos para ver os participantes percorrendo uma descida de 200 metros a uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora (km/h).
Com a aprovação, esse e outros eventos do gênero passam a ser devidamente regularizados, incentivando a prática das modalidades de modo seguro e organizado. A lei determina o uso de equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.
O que é corrida de rolimã?
A corrida de rolimã é uma competição que se popularizou em diversas regiões do Brasil a partir das décadas de 1960 e 1970. A atividade consiste em descer ladeiras em um carrinho de madeira ou metal, impulsionado apenas pela gravidade. Ganha quem chegar primeiro.
FONTES: CNN BRASIL, A GAZETA, O CAPIXABA E ES 360.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.