Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
O liberal Moon Jae-in é o novo presidente da Coreia do Sul. Segundo a Comissão Eleitoral Nacional (NEC), ele foi eleito com 41,4% dos votos, contra 23,3% do segundo colocado, o conservador Hong Yoon-pyo.
O terceiro colocado foi o centrista Ahn Cheol-soo, seguido por Yoo Seung-min, em quarto, e a progressista Sim Sang-jeung, única mulher entre os 13 candidatos.
Moon Jae-in foi eleito após o impeachment da presidente Park Geun-hye, acusada de corrupção. O pleito registrou a maior participação em 20 anos, com 77,2% de comparecimento às urnas.
O novo presidente é filho de refugiados norte-coreanos e ex-membro das forças armadas da Coreia do Sul. Advogado, ele dedicou boa parte de sua vida à defesa dos direitos humanos. Em 2012, disputou a presidência, mas perdeu para Park por uma pequena margem de votos, apenas 3,6 pontos percentuais.
Entre os pontos abordados em sua campanha, Moon defendeu mais diplomacia nos diálogos com a Coreia do Norte, de King Jong-un, apesar das ameaças de novos testes nucleares.