Entre 30 de novembro e 12 de dezembro, será realizada a 28ª Conferência das Partes (COP28), principal encontro global sobre mudanças climáticas. O evento deve receber cerca de 70 mil pessoas, entre representantes de quase todos os países, cientistas e jornalistas. 

A COP é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo seguir com a discussão e manutenção de acordos internacionais a favor do meio ambiente, como o Protocolo de Quioto (1997) e o Acordo de Paris (2016). Neste ano, os temas foram divididos em quatro eixos: Tecnologia e Inovação; Inclusão; Comunidades da Linha de Frente; e Finanças. Alguns dos principais assuntos a serem debatidos no encontro são: transição energética, ou seja, usar fontes limpas de energia, como água e ar; e financiamento climático, em que países mais ricos investem em soluções ambientais para nações mais pobres. A edição de 2023 será em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

#pracegover: ondas do mar invadem rua em La Paz, no México. O tempo está nublado e é possível ver um banco de madeira em que a água está batendo. Crédito de imagem: Alfredo Martinez/Getty Images

Como conter o aquecimento global 
Uma das principais metas, estipulada pelo Acordo de Paris, é a de limitar o aquecimento global a até 1,5 grau Celsius (°C) a mais do que a temperatura média mundial dos anos pré-industriais — ou seja, antes da Revolução Industrial, que ocorreu entre os séculos 18 e 19. Durante a COP28, essa e outras metas serão avaliadas por meio do primeiro balanço geral do acordo, analisando o que já foi cumprido. 

Obra do pintor tonganês Uili Lousi retratando os efeitos do aquecimento global. A peça foi apresentada durante a COP26, em Glasgow, no Reino Unido | #pracegover: na imagem, um homem vestido de preto observa uma fotografia em formato de um grande pôster em que é possível ver uma labareda de fogo em um mastro fincado no mar. Crédito de imagem: Peter Summers/Getty Images

“Para permanecer no objetivo, a ciência diz que as emissões [de Gases de Efeito Estufa] devem ser reduzidas pela metade até 2030. Temos apenas mais sete anos para cumprir essa meta. A COP28 é uma excelente oportunidade para repensar, reiniciar e reorientar a agenda climática”, declara em comunicado o doutor Sultan Ahmed Al Jaber, presidente da COP deste ano. 

#pracegover: árvore é cercada por água do mar em Miami, nos Estados Unidos. Crédito de imagem: Joe Raedle/Getty Images

Principais marcos e decisões na história da COP 

1995 | PRIMEIRA COP (BERLIM, ALEMANHA)
Em 1995, a Conferência das Partes, idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi em Berlim, na Alemanha. Na COP1, foi definida a primeira criação de prazos e metas para o combate às mudanças climáticas e a outros problemas ambientais. 

1997 | COP3 — PROTOCOLO DE QUIOTO (QUIOTO, JAPÃO)
Nesta edição, foi constituído o Protocolo de Quioto, que assegurava o compromisso de países considerados desenvolvidos a reduzir a emissão de gases prejudiciais ao efeito estufa.

2009 | COP15 — ACORDO DE COPENHAGUE (COPENHAGUE, DINAMARCA)
Teve a presença de 115 líderes mundiais e mais de 40 mil pessoas. 

Manifestações em prol do meio ambiente durante a COP15, em dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca | #pracegover: pessoas protestando na rua. Algumas levam instrumentos musicais nas mãos e um homem, em destaque na foto, usa uma caixa cinza, que lembra uma pedra, na cabeça. Nessa caixa ele pede justiça pelas mudanças climáticas. Crédito de imagem: Jeff J Mitchell/Getty Images

2010 | COP16 (CANCÚN, MÉXICO)
Em 2010, a COP16 estabeleceu o Fundo Verde Para o Clima, plano para a captação de recursos financeiros globais em apoio a países em desenvolvimento que enfrentam de maneira mais drástica as mudanças climáticas. 

2015 | COP21 — ACORDO DE PARIS (PARIS, FRANÇA)
É criado o Acordo de Paris, que reafirma a necessidade de manter o aumento das temperaturas ainda mais abaixo de 2°C. 

2021 | COP26 (GLASGOW, ESCÓCIA)
Estabeleceu a meta de zerar o desmatamento até 2030. 

Em Cardiff, País de Gales, homem usa maquete de planeta Terra triste em protesto durante a COP26, realizada na Escócia | #pracegover: homem usa maquete em formato do planeta Terra, com rosto triste, na cabeça durante protesto. Crédito de imagem: Matthew Horwood/Getty Images

Glossário

EFEITO ESTUFA: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Ao serem liberados (por transportes ou indústrias, por exemplo), esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global, responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente. 

FONTES: UNFCCC, ONU, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, AGÊNCIA BRASIL E CLIMAINFO. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido