Criança e adulto leem livro na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo. Foto: Divulgação
Crianças ficam entre livros, brinquedos e oficinas nos espaços culturais brasileiros. Foto: Getty Images. Arte: Flávia Souza

Há dois meses, o Museu Nacional, o mais antigo e um dos mais importantes do país, sofreu um incêndio que destruiu 90% do seu acervo* (entenda o significado desta e de outras palavras no glossário no final da matéria).

O acidente, ocorrido em 2 de setembro, emocionou os brasileiros e resgatou a importância de frequentar mais e conservar melhor os espaços culturais do país.

O Joca selecionou seis bibliotecas e um museu voltados a crianças e jovens nas cinco regiões do Brasil para você visitar e valorizar. Confira:

Ação da Barca das Letras em São Tomé do Macacoari, no Amapá. Foto: Divulgação

Barca das Letras – Macapá (Amapá)
Uma biblioteca infantil itinerante que leva livros e gibis para crianças que vivem em nações indígenas, quilombos* ou comunidades ribeirinhas*. Com o objetivo de incentivar a leitura, os voluntários vão até o local onde os jovens vivem e montam bibliotecas em escolas, pontes e até embaixo de árvores. Criada no Amapá em 2008, a iniciativa já percorreu o Brasil inteiro, mas tem como objetivo principal ajudar crianças que vivem na Amazônia. Ao todo, a Barca das Letras já distribuiu cerca de 70 mil títulos.

Contação de história na Biblioteca Infantil de Sergipe. Foto: Facebook/Divulgação

Biblioteca Pública Infantil de Sergipe – Aracaju (Sergipe)
Criada em 1974, reúne 11 mil livros e 4.500 histórias em quadrinhos das décadas de 70 até os dias atuais. Também há um pequeno acervo de livros infantis em braile e títulos de literatura de Cordel.
A biblioteca realiza, há nove anos, o Encontro de Contadores de História de Sergipe, além de oferecer encontros com autores de literatura infantil, aulas de teatro, reciclagem de materiais e confecção de bonecos.
A biblioteca passa atualmente por uma reforma com foco na inclusão de crianças surdas, cegas e com outras deficiências. A previsão é reabrir em janeiro de 2019.

Crianças assistem à peça de teatro infantil na Biblioteca infantil 104/304 Sul. Foto: Facebook/Divulgação

Biblioteca Infantil 104 304 Sul – Brasília (Distrito Federal)
Com aulas pagas que estimulam a criatividade para crianças de 5 a 10 anos, a biblioteca do Distrito Federal tem aproximadamente 10 mil livros voltados para o público infanto-juvenil. O espaço conta com mesas e cadeiras de diferentes tamanhos para acomodar a todos os pequenos leitores.

Exposição de robôs e bonecas no Museu dos Brinquedos. Foto: Amanda Seixas/Divulgação

Museu dos Brinquedos – Belo Horizonte (Minas Gerais)
Melodias de caixinhas de música antigas, uma boneca centenária da Alemanha, brinquedos de madeira pintados à mão, jogos eletrônicos de várias épocas… Esses são alguns exemplos do que é possível encontrar no museu localizado em uma casa que é patrimônio cultural.
A história começou em 1955, quando Luiza de Azevedo Meyer, até então uma criança de três anos, decidiu colecionar seus brinquedos. O tempo passou e ela manteve o hábito, guardando também os de seus dez filhos e os de seus 23 netos.
Aberto em 2016, após a morte de sua idealizadora, o espaço hoje conta com 5 mil brinquedos no acervo e outros 800, de diversos países, em exposição. Alguns são colocados à disposição dos visitantes, que podem se divertir brincando no pátio ou na brinquedoteca. Também são oferecidas aulas sobre a história dos brinquedos e uma oficina que ensina a construir seu próprio brinquedo a partir de materiais reciclados.

Desfile do bloco infantil Emílias e Viscondes, da Biblioteca Monteiro Lobato, em 2014. Foto: Divulgação

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – São Paulo (São Paulo)
Criada em 1936 pelo então Diretor de Cultura de São Paulo, o escritor Mário de Andrade, esta é a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil. O local possui cerca de 35 mil itens no acervo – entre eles, mangás, quadrinhos, livros infanto-juvenis e filmes. Além disso, reúne 11 mil itens de Monteiro Lobato, incluindo cartas, fotografias, roupas e itens inusitados como um pedaço da costela do escritor.
A biblioteca também criou o Bloco das Emílias e dos Viscondes, o primeiro bloco carnavalesco de crianças da cidade, que sai pelos arredores da biblioteca com bonecões representando personagens do Sítio do Picapau Amarelo – a grande obra de Lobato – em papel machê.
O espaço ainda conta com a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, onde as crianças entram em um livro gigante e são recebidas pelos personagens do sítio, podendo interagir com eles. Peças de teatro infantil e contação de histórias também fazem parte da programação.

A Biblioteca Municipal Barreiros Filho, em Florianópolis, conta com diversos espaços de leitura e brinquedos. Foto: Divulgação.

Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho – Florianópolis (Santa Catarina)
Fundada em 1956, a biblioteca possui hoje cerca de 72 mil obras – entre elas, gibis e livros para o vestibular. Além de contar com diversos espaços de leitura e brinquedos, a instituição oferece cursos e oficinas, como teatro, colagem e coral.

A Biblioteca Lucília Minssen possui um acervo de 17 mil volumes, entre livros, gibis e jogos. Foto: Gilberto Simon/Divulgação/Facebook

Biblioteca Lucília Minssen – Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
A Casa de Cultura Mário Quintana divulga exposições e diversos outros eventos educacionais, além de também alojar duas bibliotecas. Uma delas é a Biblioteca Lucília Minssen, que promove atividades culturais exclusivamente voltadas para crianças e jovens. Possui um acervo de 17 mil volumes, que inclui folhetos, periódicos, gibis e jogos.

Glossário
Acervo 
– conjunto de obras de uma instituição
Quilombos – no passado, escravos fugiam de seus senhores e iam morar nos quilombos. Hoje, esses locais são chamados de comunidades quilombolas e são habitados por pessoas que mantêm as tradições e cultura de seus antepassados.
Comunidades ribeirinhas – são povos que vivem na beira dos rios da Amazônia. Os moradores, que costumam ser bem pobres, constroem casas acima do nível do rio, para evitar inundações.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Em SP, sugiro a biblioteca do Parque Villa Lobos.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Obrigada pela sugestão, Renata! É muito legal esse parque :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido