O carro voador da parceria entre a Hyundai e a Uber foi um dos destaques da CES 2020. Foto: David Becker/Getty Images
O carro voador da parceria entre a Hyundai e a Uber foi um dos destaques da CES 2020. Foto: David Becker/Getty Images

A edição de 2020 da Consumers Electronic Show (CES, na sigla em inglês, que significa “show do consumidor de eletrônicos”) ocorre de 6 a 10 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento é uma feira em que várias marcas – como Lenovo e Samsung – mostram suas novas invenções tecnológicas. Confira alguns dos principais destaques da edição deste ano:

Controle de TV pelo cérebro

A empresa NextMind criou um aparelho que pode ser um substituto para os controles remotos e controles de videogames. Ele deve ser conectado à TV ou ao videogame por bluetooth e, quando colocado na cabeça, seus sensores conseguem medir a atividade do cérebro do usuário. Por isso, basta a pessoa focar em uma parte da TV para executar comandos (por exemplo, para pausar o vídeo, basta olhar por alguns segundos para o símbolo de pause).

Carro voador

A Uber se uniu à Hyundai para apresentar um carro voador na edição de 2020 da CES. A ideia é que os novos veículos estejam disponíveis no aplicativa da Uber até 2023 e que sejam um meio de transporte compartilhado, ou seja, em que várias pessoas peguem carona. Os carros serão totalmente elétricos e podem atingir até 290 quilômetros por hora – geralmente, a velocidade máxima permitida para os carros nas ruas comuns é de cerca de 60 quilômetros por hora.

Travesseiro antirronco

Outra novidade exibida na CES foi um travesseiro que evita roncos. Ao detectar o ronco, o travesseiro aciona seus airbags (espécies de bolsas de ar) e os infla e desinfla em determinadas partes. Isso faz com que que o usuário mude o ângulo da cabeça sem acordar até encontrar uma posição em que os roncos parem.

Robô que ajuda a cozinhar

Este par de braços robóticos é capaz de cozinhar sozinho. Como o local em que a feira foi realizada não permite uso de fogo, o robô teve que preparar apenas pratos frios. Mas isso não o deixou com poucas opções, já que ele consegue executar 35 receitas de salada. Para preparar os pratos, a invenção é capaz de fazer quase tudo o que é necessário na cozinha, como misturar os ingredientes, fazer café e até mesmo procurar utensílios dentro de armários.

Notebook com tela dobrável
A Lenovo apresentou o primeiro notebook com tela dobrável do mundo na CES 2020. Com menos de 1 kg, ele deve chegar aos Estados Unidos, em meados de 2020, custando 2.500 dólares (cerca de 10 mil reais) – no Brasil ainda não há data de lançamento.

Robô que transporta papel higiênico

Já aconteceu com você de estar no banheiro e, após terminar as necessidades, perceber que está sem papel higiênico? O RollBot foi projetado para salvar seu dono em momentos assim. Basta o celular para ativar este robô com desenho de urso pelo bluetooth, e ele vai ao resgate.

O robô da Charmin é programado para levar papel higiênico até seu dono quando ele precisar. Foto: Instragram/ Reprodução.
O robô da Charmin é programado para levar papel higiênico até seu dono quando ele precisar. Foto: Instragram/ Reprodução

Fontes: Business Insider, IstoÉ, Notícias Automotivas, Revista Casa e Jardim, Techradar, The Telegraph

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Rosilaine

    4 anos atrás

    na minha opinião achei algumas coisas desnecessárias eles poderiam usar essa tecnologia para combater o aquecimento global a escassez de agua fome...outras coisas que realmente são importantes

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido