Desde 1990, houve uma alta de 41% dos gases causadores de efeito estufa na atmosfera da Terra. Foto: Sebastian Gollnow via Getty Images

Os gases responsáveis pelo efeito estufa (uma das causas do aquecimento global – entenda mais abaixo) chegaram a um nível recorde de concentração na atmosfera da Terra, segundo um relatório publicado em 22 de novembro pela agência meteorológica das Organizações das Nações Unidas (ONU).

O relatório chamado “Greenhouse Gas Bulletin” (Boletim de Gases de Efeito Estufa, em inglês) indica que a quantidade de gases poluentes como metano, óxido nitroso e dióxido de carbono (CO2) tem aumentado constantemente durante os últimos anos.

Desde 1990, houve um aumento de 41% dos gases causadores de efeito estufa na atmosfera. O oceano absorve aproximadamente 25% das emissões totais, e a biosfera (conjuntos de ecossistemas da Terra), outros 25%.

A publicação também defende a ideia de que manter a temperatura média atual é importante para o bem-estar do planeta e dos povos.

A ONU pede ações urgentes para reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa em níveis nacional e subnacional. “A ciência é clara. Sem cortes rápidos em CO2 e outros gases causadores do efeito estufa, mudanças climáticas terão impactos cada vez mais destrutivos e irreversíveis na vida na Terra”, disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas.

Efeito Estufa

É o aumento da temperatura do planeta causado por gases poluentes “presos” na atmosfera.

Ele é necessário porque impede que a Terra fique muito fria. Entretanto, atividades humanas fizeram com que ele fosse intensificado, levando a um aumento na temperatura média do planeta.

Isso resulta em problemas típicos do aquecimento global, como a elevação do nível do mar e o derretimento das geleiras.

Os alunos do 5º ano C da Escola Nossa Senhora das Graças (SP) enviaram para o Joca dicas de como cada um pode adotar pequenas atitudes para ajudar a amenizar o aquecimento global. Confira aqui.

Leia mais sobre o assunto:

Turismo gera 8% dos gases liberados no planeta

Nível de CO2 é o maior em 800 mil anos

Fontes: Folha de S.PauloONU e WMO.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido