COLUNAFASHION-INTERNA_2806-V1
Foto: iStock

Com o sucesso das bandas de música pop coreana (k-pop) e das séries de televisão produzidas por lá (k-drama), o estilo sul-coreano, tanto de moda como de make (maquiagem), passou a ser muito desejado, consumido e copiado por jovens em todos os cantos do planeta. E essa tendência veio para ficar.

O korean style, como é chamada a febre de looks e makes sul-coreanos, encaixa-se no guarda-roupa e nas prateleiras de pessoas dos mais diferentes estilos e gostos, desde os mais românticos, passando pelos superurbanos e descolados, até os tecnológicos e futurísticos. 

A gente já conversou aqui na coluna sobre o fato de uma das formas de as pessoas se comunicarem ser por meio da moda. Isso é bem forte na Coreia do Sul. As pessoas são muito ligadas ao que usam, como usam e a qual mensagem querem passar. Roupas, cuidados com a pele, maquiagem e cabelo são criteriosamente pensados na hora de compor o look.

De maneira geral, na Coreia do Sul, a moda moderna tem itens bem característicos, como:

Vestidos e saias curtas. Os modelos queridinhos são plissados, de cintura alta, com estampa xadrez, tipo uniforme colegial.

MoMoLand
As integrantes da banda sul-coreana MoMoLand usam saias, xadrez e visual monocromático em laranja. Foto: Wikipedia Commons, via https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77763637

Sobreposições de peças, ou seja, usar uma peça sobre a outra, como vestidos sobre camisas, casacos mais justos sobrepostos por casacos amplos e pesados, meias curtas sobre meia-calça.

Peças oversized, ou seja, de modelagem exagerada. Por exemplo: casacos com mangas superlargas e longas, camisas bem quadradas e estruturadas (que, por exemplo, vestem mais de duas pessoas antes de serem fechadas), saias exageradamente volumosas e por aí vai.

Looks monocromáticos, quando nos vestimos com peças de uma única cor, seja em cores vibrantes ou em tons pastel (as candy colors).

• Nos pés, os preferidos são os tênis, de cano alto, baixo, coloridos, neutros, esportivos ou mais fashionistas e, principalmente, confortáveis.       

Quando falamos em culturas orientais pensamos logo no Japão, não é? Mas é importante saber que a Coreia do Sul e o Japão têm culturas e estilos bem diferentes. Não vale confundir, combinado?  

Como o k-pop foi, e ainda é, umas das mais importantes vitrines de tendências, separei aqui alguns estilos presentes nos looks de bandas famosas, tanto nos palcos como nas ruas:

Girly
Looks mais românticos, delicados, em cores pastel. Estampas florais e xadrezes delicados, tricôs, mangas bufantes, tecidos leves, rendas e saias curtas. Vale complementar o visual usando acessórios fofos, como laços, flores, fivelas peludinhas em formatos e figuras variadas (como balas, corações, algodão doce), tiaras e meias três-quartos.

Nesse estilo, as maquiagens também são românticas, em tons de rosa, bege e cores claras e discretas. Os homens também se vestem nesse estilo mais romântico (chamado de dandy casual), com blazers mais alongados e calças com barras mais afinadas, compondo looks monocromáticos em tons claros.

BTS-Instagram
A banda BTS em visual de tons claros. Foto: reprodução Instagram

Cowboy glam
Por algum tempo, esse estilo (na versão coreana) tomou as passarelas e mídias sociais de forma avassaladora. Assim como a moda caubói aqui no ocidente, os looks são compostos por botas, chapéus, xadrezes e franjas. No k-pop, no entanto, essas peças aparecem em cores mais vibrantes, com brilhos, tons metalizados, numa pegada mais moderna. No make, as cores são vibrantes, em tons fortes de rosa, vermelho e laranja. 

Utilitário
Muito comum nas ruas aqui no Brasil e em outros países do ocidente, a moda inspirada nos uniformes militares também faz tendência no k-pop. Silhuetas mais quadradas, macacões, peças versáteis e cintos inspiram bandas por lá. O make é discreto e os cabelos, mais retos e arrumados. 

Disco
Looks coloridos, com muito brilho e paetês, sapatos com plataformas bem altas, macacões justos e calças com cintura alta. Aqui no ocidente, esse estilo foi bastante popular na década de 1970 e, atualmente, é queridinho entre os fashionistas. O make é brilhante e colorido (quase exagerado), trazendo tons de prata, dourado, bronze, vermelho-escuro, azul e verde.

Quer saber mais sobre a moda de outro país ou cultura? Escreva aqui nos comentários que eu vou ler e pensar com muito carinho no seu pedido.

E para ler mais sobre assuntos relacionados à moda, confira o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda.

Fontes: Asia House, Blog Mondaine e revista Koreain.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • JHIOVANA WEIRICH

    1 ano atrás

    fale mais estilos na próxima ,exemplo: E-girl

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido