Confira detalhes por trás das câmeras do programa
Com seu visual lúdico, Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado um marco da TV brasileira. Durante a produção da série, foram utilizados diferentes efeitos especiais e métodos para a construção do ambiente que remontava a um castelo mágico em meio à cidade de São Paulo. Confira algumas das técnicas usadas na produção da TV Cultura
O castelo da série foi criado por um time de cenógrafos que incluía o arquiteto Alexandre de Suárez de Oliveira e inspirado em modelos de antigos casarões de São Paulo, nas obras do famoso Antoni Gaudí (arquiteto espanhol conhecido pelo protagonismo no modernismo catalão) e na art nouveau. Uma curiosidade é que o estúdio do castelo foi feito sob o ângulo de 360 graus, ou seja, um ambiente completo — o que é raro na televisão. Assim, a câmera poderia apontar para qualquer lado sem revelar os bastidores da produção.
No programa, alguns dos principais personagens são fantoches (Mau, Godofredo, o Gato Pintado e a cobra Celeste, por exemplo). Muitos deles foram confeccionados pelo artista plástico Jésus Sêda, que também é ator. Segundo Jésus, suas inspirações mesclam a festividade do Carnaval com o teatro. Os manipuladores dos fantoches também realizaram ao menos uma participação especial nos episódios do programa, sem que o público soubesse quem eram.
Outro método utilizado na cenografia do programa foi o “efeito madeira”, que se estendeu para outros materiais, como pedra e mármore. A maioria das portas, móveis e estruturas que pareciam de madeira e pedra na verdade era feita com itens bem mais baratos e foi pintada de modo que parecesse real. Assim, era possível convencer o público de que tudo aquilo era verdadeiro sem precisar construir um castelo do zero.
Como na época ainda não existiam recursos tecnológicos para recriar cenários digitalmente, a pintura no vidro era uma saída para simular efeitos. Basta pintar uma tela de vidro e posicioná-la próximo à câmera para transmitir a ilusão de que aquele desenho faz parte do cenário. A técnica é usada já no primeiro episódio, em que é possível ver o castelo no meio do panorama comum da cidade.
…trabalharam cerca de 250 PESSOAS.
…houve mais de 5 MIL HORAS de gravação.
…800 FIGURINOS diferentes foram usados.
ART NOUVEAU: corrente artística que teve início na Europa, no fim do século 19, e valorizava formas sinuosas, ou seja, com curvas e a assimetria de peças.
MODERNISMO CATALÃO: estilo arquitetônico que se originou na Catalunha, região da Espanha, durante a metade do século 19 e o início do século 20. Sob influência da art nouveau, o gênero ressalta projetos arquitetônicos de aspecto fantástico, como grandes castelos com símbolos da natureza.
FONTES: REVISTA HAUS, TV CULTURA, ESPECIAL CASTELO RÁ-TIM-BUM, FOLHA DE S.PAULO, CORREIO BRAZILIENSE, LAART E SUPERINTERESSANTE.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.