Museu Nacional da China (Pequim, China)
Tem quase 200 mil metros quadrados (cerca de 20 campos de futebol), sendo um dos maiores do mundo. Reúne obras que exploram os mais de cinco mil anos de história do país, em uma coleção com aproximadamente um milhão de peças. Nas exposições, artefatos preciosos de porcelana, joias e moedas antigas refletem as dinastias chinesas. Foi inaugurado em 2003.

#pracegover: Coleção de peças e artefatos em exposição no museu. Crédito de imagem: Divulgação

Hermitage (São Petersburgo, Rússia)
É um dos maiores, pela quantidade de obras e por ocupar um espaço enorme. Trata-se de um complexo de seis edifícios (nem todos abertos ao público), que, juntos, ocupam uma área de 233 mil metros quadrados (cerca de 25 campos de futebol). São mais de 3 milhões de peças de diferentes períodos históricos. O Hermitage foi inaugurado, em 1764, pela imperatriz Catarina II, a Grande. O complexo do museu também é integrado pelo Palácio de Inverno, uma das mais simbólicas construções russas.

#pracegover: Obra A Dança, de Matisse, do acervo do museu. A imagem traz figuras humanas em tom alaranjado, danos as mãos e formando um círculo. Crédito de imagem: Divulgação

Louvre (Paris, França)
Um dos mais famosos e que recebe mais visitantes, foi inaugurado em 1793 e tem um acervo de mais de 35 mil obras de arte, incluindo algumas das mais conhecidas no mundo, como Mona Lisa (imagem ao fundo), do italiano Leonardo da Vinci, e Vênus de Milo, estátua da Grécia Antiga. Apenas em 2022, o Louvre recebeu 7,8 milhões de visitas.

#pracegover: Quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, mostra uma mulher com um leve sorriso. Ela usa roupa escura e tem os cabelos compridos. Ao fundo, uma paisagem natural. Crédito de imagem: Bildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images

Museus do Vaticano (Vaticano, Itália)
Desde 1506, o conjunto de museus do Vaticano abriga peças importantes que foram colecionadas por papas e representantes da cidade-Estado, sede da Igreja Católica. Entre elas há itens do Renascimento e do Império Romano (saiba mais na edição 190). Na Capela Sistina (imagem ao fundo), que faz parte do complexo, está o famoso teto pintado pelo italiano Michelangelo.

#pracegover: Imagem da obra A Criação de Adão, de Michelangelo, parte do teto da Capela Sistina. Uma figura divina, cercada por diversas figuras humanas, encosta um dos dedos da mão no dedo de um homem. Crédito de imagem: Divulgação

Museu Americano de História Nacional (Nova York, Estados Unidos)
Fundado em 1869, é considerado o maior museu de história natural do mundo. O prédio abriga mais de 30 milhões de fósseis de dinossauros, outros animais, vegetais e minerais e artefatos que compõem a história natural da América.

#pracegover: a foto mostra um tubarão bem grande em exposição com a boca aberta. Crédito de imagem: Divulgação

MUSEUS E SUA IMPORTÂNCIA
Nos espaços que chamamos de museus podemos aprender sobre história, vida em sociedade e diversas culturas. Tudo por meio da conservação de memórias que esses locais promovem. Embora existam museus mais famosos do que outros, “não há sentido em categorizar alguns como mais importantes. Todas as criações e obras visuais conversam entre si de determinada maneira”, explica Vanessa Bortulucce, historiadora da imagem, arte e cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

GLOSSÁRIO

Renascimento: período entre os séculos 15 e 16, em especial, marcado por transformações de ideias e comportamentos na Europa, com a busca da razão por meio da ciência e da valorização do corpo humano.

FONTES: ARTE QUE ACONTECE, ALLWAYS, CASA E JARDIM, EXPEDIA, HISTÓRIA DAS ARTES, MUSEU NACIONAL DA CHINA, PARIS CITY VISION, TUSCANY ALL, SAINT-PETESBURG.COM E HERMITAGE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido