interna_dia de tiradentes
Arte: Milena Branco

Em 21 de abril, comemora-se o feriado nacional de Tiradentes ou Dia de Tiradentes. Mas você sabe o que representa essa data para a história do Brasil? Quem foi Tiradentes e por que ele é lembrado até hoje? O Joca explica a seguir, em cinco perguntas e respostas.

1) Quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi um dos principais representantes de um movimento chamado Inconfidência Mineira, que ocorreu em 1789, em Minas Gerais.

Na época, o Brasil era colônia de Portugal, por isso, era obrigado a pagar impostos para os reis do país europeu. Revoltados por ter de enviar dinheiro à coroa portuguesa, proprietários de terra, intelectuais e militares brasileiros formaram um grupo chamado de inconfidentes (aqueles que não são fiéis) e passaram a lutar contra a exploração e repressão do governo português.

Os inconfidentes queriam que a capitania de Minas Gerais se tornasse uma República, ou seja, um país com autonomia própria, sem ligação com Portugal e também separado do restante do Brasil. Isso porque, naquela época, a região era o centro econômico e cultural do país e, por ter muitas riquezas, os participantes da revolta acreditavam que não precisavam de ajuda para se desenvolver e prosperar.

2) Por que ele era chamado assim?
Tiradentes recebeu esse apelido por ser dentista – antigamente, a principal atividade desse profissional era arrancar dentes quando os pacientes sentiam dor ou outro incômodo na boca (não havia os tratamentos que existem hoje). Mas, ao longo da vida, Joaquim José da Silva Xavier teve várias outras profissões. Ele foi tropeiro (profissional que conduz tropas), comerciante, minerador e militar. Ocupava o cargo de alferes no Exército: sua função era carregar a bandeira do rei de Portugal no campo de batalha.

3) Tiradentes foi o líder da Inconfidência Mineira?
Apesar de ter convencido muitas pessoas a participar da Inconfidência Mineira, Tiradentes não liderava o movimento. Ele ficou conhecido porque acabou sendo denunciado e, depois, preso durante uma viagem ao Rio de Janeiro. Na cadeia, Tiradentes era apontado como líder da revolta, e ele próprio confirmava essa história para proteger os aliados.

Quando o governo de Portugal descobriu os planos dos inconfidentes, a maioria deles – especialmente os proprietários de terra e os intelectuais, que tinham dinheiro – foi exilada (ou seja, enviada para fora do país).

Por ter o cargo mais baixo no Exército, não fazer parte da elite e falar abertamente sobre seu envolvimento na revolta, Tiradentes não teve essa alternativa: foi morto pela coroa portuguesa como exemplo para a população não se rebelar mais. Por isso, é lembrado até hoje como um mártir – alguém que morre em nome de um ideal – da Inconfidência Mineira.

4) Por que a data é lembrada em 21 de abril?
O dia 21 de abril de 1792 marca a data da morte de Tiradentes, após o julgamento dele ter se estendido por três anos, período em que ficou preso. A data ficou conhecida como Dia da Inconfidência, mas é chamada popularmente de Dia de Tiradentes em homenagem a ele.

5) Então a Inconfidência Mineira fracassou?
Sim. Mas, embora os inconfidentes tenham sido punidos e Portugal tenha aumentado a fiscalização na região para evitar outros movimentos rebeldes, a revolta foi importante por se tornar um dos primeiros exemplos da luta dos brasileiros pela independência. O incômodo com a exploração de Portugal e os ideais da Inconfidência continuaram a se manifestar por muitas gerações até a independência do Brasil acontecer de fato, em 1822.

Fontes: Gestão Educacional, Sua Pesquisa e Toda Matéria.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • ecc33 ecc33

    11 meses atrás

    que lega!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido