Imagens de um satélite da NASA mostram o ciclone se aproximando de Moçambique. Foto: NASA/ Divulgação.
O ciclone Idai destruiu construções como escolas, casas e hospitais e até uma represa. Foto: Tafadzwa Ufumeli/Getty Images

O ciclone Idai vem atingindo o sul da África, principalmente os países Moçambique, Zimbábue e Malauí, desde 4 de março. Até o momento, o fenômeno deixou mais de 300 mortos e centenas de desaparecidos. Os ventos fortes e as enchentes decorrentes do ciclone destruíram estradas, casas, escolas, hospitais e até uma represa.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), além das mortes, boa parte da população desses países perdeu a casa em que vivia e sofreu ferimentos, totalizando 2,6 milhões de pessoas atingidas de algum modo pela catástrofe. As inundações também ainda não cessaram.

O Idai se formou na costa leste de Moçambique em 4 de março e, conforme foi chegando perto do continente, ganhou cada vez mais força. A tempestade que atingiu Moçambique foi o pior desastre nacional do hemisfério sul, de acordo com a ONU.

A cidade de Beira, segunda maior de Moçambique, teve 90% do território destruído e pelo menos 84 moradores de lá morreram. O presidente do país, Filipe Nyusi, afirmou em uma entrevista para uma rádio do Estado que o número de vítimas pode chegar a mil, já que ainda há muitos desaparecidos. O governo ainda estima que 100 mil pessoas precisam ser resgatadas e que outras 600 mil foram afetadas por enchentes, deslizamentos e desabamentos provocados pelo Idai.

No Malauí, as enchentes provocadas pelas chuvas e pelos deslizamentos resultaram em 122 mortes.

Já no Zimbábue, a tempestade causada pelo ciclone fez com que pelo menos 98 pessoas morressem e outras 217 estejam desaparecidas. O presidente Emmerson Mnangagwa disse que o governo está conduzindo missões de resgate e entregando alimentos, já que muitos habitantes perderam a casa onde moravam, o local de trabalho etc.

Ajuda humanitária

Socorristas da Cruz Vermelha, movimento internacional de voluntários que prestam ajuda humanitária em casos de tragédias, passaram a madrugada após o desastre socorrendo as pessoas, que tentaram fugir dos alagamentos subindo em árvores.

Já o governo do Reino Unido prometeu doar 6 milhões de libras, o equivalente a 30 milhões de reais, aos países atingidos, além de barracas e abrigos para Moçambique.

Os ciclones

Ciclones são redemoinhos naturais na atmosfera, formados em cima das águas quentes do oceano. Eles ocorrem quando o aquecimento de uma superfície gera um centro em que a pressão é muito baixa, de modo que o redemoinho gira em torno dele.

Esses fenômenos naturais ganham diferentes nomes de acordo com a localização e intensidade, como furacão ou tufão, e podem ter como consequência ventos intensos, tempestades e chuvas fortes.

Fontes: Folha de S.Paulo, Agência Brasil, BBC, BBC, Brasil Escola e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • North Cache Middle School

    4 anos atrás

    Oof

  • Mount Logan Middle School

    4 anos atrás

    ese foi terrivel

  • Escola Municipal Thereza Favali Pocay

    4 anos atrás

    que dia aconteceu

  • Escola Municipal Thereza Favali Pocay

    4 anos atrás

    triste

  • Guilherme

    4 anos atrás

    que loucura

  • Alunos Escola Piaget

    4 anos atrás

    coitados

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    that sucks

  • Maria Eduarda Copede Carignato

    5 anos atrás

    ai que pena

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    That sucks

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    Ai ai AI Isso estava terrível!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido