A igualdade dos salários foi conquistada pelas jogadoras graças a uma série de reivindicações feitas por elas. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, em 2 de setembro, que as jogadoras da seleção passaram receber o mesmo salário diário que os jogadores homens – antes, o pagamento que as mulheres recebiam era inferior. De acordo com o anúncio feito pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, a medida começou a ser aplicada em março.

Antes, os prêmios em dinheiro que as jogadoras recebiam quando conquistavam etapas da Olimpíada era inferior ao dos homens. Agora, a partir dos próximos Jogos Olímpicos, o valor será o mesmo.

Já nas próximas Copas do Mundo, de acordo com o comunicado, os prêmios serão proporcionais aos valores dados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Deste modo, as mulheres ainda vão receber menos do que os homens.

A decisão foi tomada após uma série de reivindicações das mulheres, como as jogadoras Marta (eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa) e Formiga (única pessoa do mundo a ter participado como atleta de sete Copas do Mundo), que pediam igualdade em relação aos jogadores homens.

O Brasil não é o único país a adotar a igualdade de salários. A federação da Austrália foi a primeira a assumir essa postura, em novembro de 2019.

Fontes: CBF, El País e Gazeta Esportiva.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • 20140255@notredamecampinas.net.br

    3 anos atrás

    legallll :)

  • oi

    3 anos atrás

    ameiiiiiii

  • Eliana Goldbaum

    3 anos atrás

    amei a noticia

  • oi

    3 anos atrás

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeei #igualdade#mulherescomdireitosiguais

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido