Foto: Tim Young Photography/Getty Images

Boa tarde! O artigo sobre besouros descobertos na Austrália que receberam nomes de Pokémons é bom porque eu aprendi mais. Eu aprendi que o pesquisador que descobre a espécie pode escolher o nome. Foi legal saber que eles escolheram os nomes de Pokémons. Eu queria mais artigos sobre isso. Tchau! Helena M.


“Oi, meu nome é Isadora e sou do Colégio Ciman, em Brasília (DF). Eu li a matéria ‘Pedaços de meteoro caem no Piauí’, no Portal Joca, e gostei de saber sobre isso porque uma amiga minha que mora na Bahia tinha visto uma coisa estranha. Ela filmou e me mostrou e eu e ela pensamos que era um óvni kkkkk. Fiquei muito feliz por saber que não era, mas mesmo assim fiquei triste porque acredito que algumas pessoas devem ter se machucado.
Eu gostaria de saber como vocês, do jornal Joca, acham esses vídeos ou por onde as pessoas mandam esses vídeos para vocês, por onde vocês se informam e se alguém se machucou com esses pedaços de meteoro.”
Isadora C., 12 anos, do Colégio Ciman, em Brasília (DF)


“Olá, jornal Joca!
Meu nome é Júlia e sou do 7º ano C do Colégio Ciman, em Brasília (DF). Adoro muito suas matérias sobre os animais, e a que mais me interessou foi uma publicada dia 8 de julho de 2021, chamada ‘O que acontece quando dois animais predadores de espécies diferentes se encontram?’, no Portal Joca. Eu me interesso bastante por coisas da natureza, como a cadeia alimentar, por exemplo, eu acho lindo. Aprendi muitas coisas sobre a vida dos leões e de animais com quem eles brigam para conseguir comida nesse jornal. O que mais me chamou a atenção foi a briga entre o leão e a hiena, porque esses dois felinos vivem roubando comida um do outro, são literalmente como gato e rato! Tenho que admitir que isso é muito engraçado e saber fatos nesse estilo é tão divertido. Para fechar esta carta com chave de ouro, eu gostaria que vocês expandissem mais o conteúdo sobre os leões e, para começar isso, eu queria saber mais sobre o que levou esses felinos tão grandes a viver em grupo.
Beijinhos e abraços da Júlia Q., 12 anos, do Colégio Ciman, em Brasília (DF)


“Eu achei a notícia ‘Rebeca Andrade garante medalha de ouro e de prata no Mundial de Ginástica’, no Portal Joca, muito legal, ainda mais para as pessoas que gostam de esportes e ginástica assim como eu. Achei muito interessante vocês falarem dos campeonatos de ginástica artística dos outros anos e não só de 2020 e também achei muito legal vocês falarem dos outros campeões de outros anos. Eu acho que seria muito legal vocês contarem sobre a história da ginástica artística ou da atleta Rebeca Andrade, porque eu acho que seria bem interessante saber dessas coisas.
Muito obrigada pela atenção e até mais!”
Ana Lara C.


“São Paulo, 10 de novembro de 2021.
Oi, tudo bem?
Somos alunos da Escola Estadual Engenheiro Octávio Marcondes Ferraz, 4º ano E, que está localizada em Artur Alvim (COHAB1) – SP. É muito triste essa notícia sobre a Marília Mendonça. Ela era uma ótima cantora, mãe e uma boa pessoa. Gostamos muito da ‘homenagem’ publicada pelo jornal Joca. Vocês poderiam ter falado também sobre as outras pessoas que estavam no avião, como o piloto e o copiloto que morreram e deixaram filhos pequenos, familiares e amigos. Abraços, até a próxima!”
Alunos do 4º ano E da Escola Estadual Engenheiro Octávio Marcondes Ferraz, em São Paulo (SP)


“Brasília, 5 de novembro de 2021.
Ao portal do jornal Joca,
Gostaria de parabenizar o site do Joca pela excelente matéria ‘Hamilton alcança sua 100ª vitória na Fórmula 1’, publicada no dia 28 de setembro de 2021, na coluna sobre esportes. Eu, como apreciador de Fórmula 1, me senti orgulhoso por saber que o piloto conseguiu 100 vitórias na categoria após uma corrida em Sochi, na Rússia. É importante sabermos que o piloto inglês já tinha se tornado o competidor com mais vitórias na Fórmula 1, e me deixa muito orgulhoso saber que podemos chegar aonde quisermos, mas temos que ter garra e segurança, lutando pelo que sonhamos. Atenciosamente,
João Pedro M.



“Bauru, 1 de novembro de 2021
Prezado editor do jornal Joca,
Eu me chamo João Pedro Gonçalves, estudo no Colégio Geração, localizado na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, e venho por meio deste e-mail expressar minha opinião sobre a reportagem ‘Robôs aprenderam a praticar parkour’, de ‘Maluquices’, publicada no Portal Joca no dia 17 de agosto de 2021. Sobre a reportagem, posso dizer que gostei, pois ela pôde nos mostrar como a tecnologia está avançada. Como a própria reportagem diz, antes os robôs mal conseguiam andar, agora já estão dando cambalhotas! Existem outros robôs que estão avançados como esses, que é o caso da robô Sophia, produzido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, que pode fazer 62 expressões faciais e muito mais! Também existem robôs que já realizam até cirurgias em um hospital privado aqui na minha cidade. 
Atenciosamente,
João Pedro, do Colégio Geração, em Bauru (SP)” 


“Dourados (MS), 2 de junho de 2021
Olá, equipe do Joca!
Os(as) alunos(as) da turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Elite de Dourados vêm escrever esta carta de leitor ao jornal Joca sobre a notícia ‘OMS aprova uso emergencial da CoronaVac’, publicada no Portal Joca. Viemos elogiar a reportagem, ela está ótima, todos os alunos da turma do 3º BM adoraram, e nela constam todas as informações precisas sobre a vacina. Cordialmente,
Alunos da turma do 3º BM da Escola Elite Dourados (MS)



“Guarulhos, 12 de junho de 2021. 
Olá, jornal Joca,
Eu me chamo Clara Catharina R., tenho 11 anos e estudo na E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP), no 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’, no Portal Joca, e gostei muito. Já vi um cachorro chow chow e gostaria de ter um.
Até logo,
Clara Catharina R., 11 anos, da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)


“Eu li a matéria ‘Tartaruga é advertida por atrapalhar o trânsito nos Estados Unidos’. Achei muito incrível o conceito de multar um animal. Adorei.”
Lara da S., 12 anos


“Olá, Joca!
Li a notícia ‘Concurso de fotos malucas divulga vencedores’ no Portal Joca. Adorei, confesso que até dei risada de tanta fofura! Estou bem interessada em participar da próxima edição. Espero que vocês façam mais notícias desse gênero, gosto muito do seu jornal! E os parabenizo pelas maravilhosas matérias!”
Laura E., 11 anos, da escola La Salle Caxias, em Caxias do Sul (RS)



“Caro editor,
No que se refere à reportagem ‘Covid-19 | Anvisa libera vacina da Pfizer para adolescentes de 12 anos ou mais’, publicada no portal deste veículo, considero um avanço no combate à covid-19, porque quanto mais pessoas forem vacinadas, maiores as chances de acabarmos com a pandemia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a vacinação dessa faixa etária deverá começar no fim do ano. Espero que, antes da conclusão da vacinação dos maiores de 18 anos, a Anvisa inclua os adolescentes entre 12 e 17 anos no Programa Nacional de Imunização. Com a chegada de novas doses da vacina, minha expectativa é de que os jovens sejam vacinados ainda em 2021. Cordialmente, Miguel J.


“Olá, jornal Joca!
Gostamos muito de vocês, eu, David (11 anos) e meu amigo, João (10 anos), somos estudantes da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP).
Nossos cadernos favoritos são ‘Maluquices’ e ‘Esportes’. Gostaríamos que vocês falassem mais sobre aves e animais pré-históricos, eu e ele concordamos que seria bem interessante fazer esse projeto. Obrigado pela sua atenção e até logo.”
David, 11 anos, e João, 10 anos, da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP)


“Olá, jornal Joca.
Quem está falando é a Laura, 10 anos, a Alice, 8 anos, e o Francisco, 9 anos.
Nós adoramos a matéria ‘Robôs aprenderam a praticar parkour’, no Portal Joca. Além de ‘Maluquices’, outro caderno de que gostamos muito é ‘Esportes’. Obrigado, jornal Joca.”
Laura, 10 anos, Alice, 8 anos, e Francisco, 9 anos, da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP)


“Oi, jornal Joca
Nós gostamos muito de ver o seu conteúdo, principalmente o caderno ‘Maluquices’. Gostaríamos que vocês adicionassem um caderno sobre animais, para falar, por exemplo, sobre animais extintos e animais engraçados. Tchau, obrigada pelo jornal!”
Dália, 8 anos, Lia, 10 anos, e Mariah, 8 anos, da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP)


“Oi, jornal Joca.
Você é muito legal. Nós gostamos muito de você, porque conseguimos descobrir coisas divertidas e engraçadas, por exemplo, sobre o Homo longi, porque ele tinha a mesma capacidade de pensar que os seres humanos.”
Elohim, 8 anos, Felipe, 8 anos, e Maia, 9 anos, da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP)



“13/9/2021
Olá, jornal Joca.
Aqui é a Brenda (11 anos), a Julieta (10 anos), o Tião (10 anos) e a Nina (8 anos). Gostamos muito da matéria ‘Dia do Gato | Quatro vezes que os felinos protagonizaram casos malucos’. A gente gostou bastante do gato Billy, porque ele é fofo e inteligente. Queríamos mais notícias sobre gatos, porque gostamos deles. Obrigado,
Brenda, 11 anos, Julieta, 10 anos, Tião, 10 anos, e Nina, 8 anos, da Escola Aleká, em Santo Antônio do Pinhal (SP)


“Caro biólogo Guilherme,
Li a sua matéria ‘Como as cobras, que são tão finas, engolem uma pessoa inteira’ no Portal Joca e adorei! Sempre tive a curiosidade de saber como elas conseguem engolir um animal tão grande. Seria divertido se as pessoas tivessem a mesma boca das cobras. Eu estava aqui pensando: como a cobra consegue fazer cocô depois de comer uma  pessoa inteira? Fiquei sabendo que, depois de comer, ela dorme vários dias. É verdade? Você poderia fazer uma matéria sobre isso. Eu vou adorar saber mais! Agradeço a sua atenção. 
Atenciosamente,
Isabella B., 7 anos, do Colégio Santa Maria, em São Paulo (SP)


“Olá,
Adoro ler as suas matérias, principalmente a seção ‘Maluquices’. Sempre aprendo lendo o jornal, ele nos mostra curiosidades de um jeito diferente de ver as coisas ao nosso redor. Eu gostaria de sugerir que vocês fizessem  uma matéria sobre os animais que foram  extintos.”
Vinicius, 11 anos


“Eu achei a notícia ‘Teatro espanhol tem ópera só para plantas em reabertura’, no Portal Joca, bem engraçada, pois eles abriram o teatro para mais de 2.300 plantas e fizeram uma ópera para elas.”
Pedro Henrique C., 12 anos



“Essa situação que estamos passando é muito triste. Muitas pessoas estão morrendo, [a pandemia] é um assunto muito importante nesse momento. Mas temos o lado bom: a vacina já chegou e temos menos casos de mortes por dia. Devemos sempre enviar energias positivas.”
Giulia S., 12 anos, do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP)


“Eu achei a reportagem ‘Saiba como ver a superlua na quarta-feira (26)’, publicada no Portal Joca, muito legal e muito interessante, porque não dá para ver a superlua em todos os países. Eu sugiro que vocês façam mais reportagens sobre o espaço. 
Um abraço,
Pietro T., 8 anos, do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR)


“Gostei muito de ler as curiosidades deste site. Obrigado.”
Luis Felipe K., 7 anos, do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR)



“Li a matéria ‘Tartaruga é advertida por atrapalhar o trânsito nos Estados Unidos’, no Portal Joca. Eu amei, achei muito maluco e interessante, algo que diverte o leitor. Mas uma coisa me deixou na dúvida: como ela pagou a multa?”
Laís L., 12 anos, do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP)


“Olá,
Meu nome é Raul e tenho 8 anos. Li a reportagem ‘Como se proteger ao jogar on-line’, no Portal Joca, e vou contar como é na minha casa.
Eu gosto de jogar um jogo que se chama Fortnite, mas a minha mãe não me deixa jogar com nenhum estranho. Ela sempre olha todos os meus amigos. 
Abraços,
Raul P., 8 anos, do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR)”


“Olá, jornal Joca,    
Li a matéria ‘Artista vende escultura invisível por 93 mil reais’ no Portal Joca e fiquei pensando por que alguém compraria uma escultura que não pode ver, tocar nem levar para casa.
Um abraço da Sophia M., 8 anos, do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR)


“Olá, equipe do jornal Joca,
Nós somos alunos do 3° ano A do Colégio Boni Consilii, em São Paulo (SP), e gostaríamos de elogiar o trabalho e a dedicação de vocês. Lemos a seção ‘Maluquices’ e gostamos da matéria ‘Torcedores se mobilizam para salvar gato em partida de futebol’, no Portal Joca, que fala a respeito do gatinho que foi salvo no estádio de futebol. Isso nos mostrou a boa ação das pessoas.
Na seção ‘Ciência e tecnologia’, achamos interessante o fato de cair pedaços de um meteoro no estado do Piauí! Lemos a matéria ‘Pedaços de meteoro caem no Piauí’ também no Portal Joca. Temos a curiosidade de saber de onde são retiradas as informações para compor uma notícia. Esperamos que vocês nos respondam. Tchau e até a próxima!”
Turma do 3°A do Colégio Boni Consilii, em São Paulo (SP)


“Guarulhos, 18 de junho de 2021.
Olá, jornal Joca,
Eu me chamo Ana Clara, tenho 11 anos, e estudo na E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP), na turma do 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’ no Portal Joca e achei legal a explicação mitológica sobre o porquê de a língua do cãozinho ser azulada. Sugiro que vocês façam mais matérias sobre a mitologia, explicando as características de outros animais exóticos.
Atenciosamente,
Ana Clara Gomes N., 11 anos, da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)


“Guarulhos, 18 de junho de 2021.
Olá, jornal Joca,
Eu me chamo Abner, tenho 11 anos e estudo na E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP), na turma do 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’ no Portal do Joca e achei legal, me surpreendi com a explicação mitológica. Eu já sabia que essa raça de cachorro tem a língua azul, mas aprendi que outras raças, como sharpei e akita, têm também, porém não de forma tão marcante quanto a do chow chow. Atenciosamente,
Abner M., 11 anos da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)



“Guarulhos, 1 de junho de 2021.
Olá, jornal Joca,
Eu sou a Luana, tenho 10 anos e sou aluna da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP),  minha  turma é o 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’ no Portal Joca e adorei! Gosto de textos sobre cachorros e outros animais. Achei informativo. Descobri coisas que eu não sabia, por exemplo, que o chow chow é uma raça muito antiga. Sugiro mais matérias sobre cachorros e como se faz para adestrá-los. Atenciosamente,
Luana V., 10 anos, da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)


“Guarulhos, 11 de junho de 2021.
Olá, jornal Joca,
Eu sou a Letícia M., tenho 11 anos e sou aluna da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP),  minha turma é o 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’ no Portal Joca e acho esse cachorro muito bonito e chamativo. Eu me surpreendi ao saber que é uma substância chamada melanina que faz a língua do chow chow ser azul. Até logo,
Letícia M., da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)


“Guarulhos, 17 de junho de 2021.
Olá, jornal Joca,
Eu sou a Laura, tenho 10 anos e sou aluna da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP), minha turma é o 5º ano B. Li a matéria ‘Por que algumas raças de cachorro, como chow chow, têm a língua de outra cor?’, no Portal Joca e adorei! Gosto de textos sobre cachorros e outros animais. Achei informativo. Descobri coisas que eu não sabia, por exemplo que o chow chow é uma raça muito antiga. Sugiro uma matéria sobre como se faz para adestrar um cão. Atenciosamente,
Laura da C., 10 anos, da E. E. Capistrano de Abreu, em Guarulhos (SP)


“Meu nome é Adryan F., sou aluno do 5º ano B, da Emeb Professor Geraldo Alves Pinheiro, na cidade de Mogi Mirim (SP). Eu li a reportagem ‘China define que jovens só poderão jogar on-line por três dias na semana’, da edição 176, e vou deixar minha opinião sobre a mudança na China. 
Eu achei interessante essa mudança porque os jovens podem sair do celular para brincar, conversar e ter contato com a natureza. Abraços,
Adryan F., da Emeb Professor Geraldo Alves Pinheiro, em Mogi Mirim (SP)







“Eu li a matéria ‘Como cuidar da saúde mental na pandemia’, da edição 166, e adorei. As pessoas têm opiniões interessantes e havia partes engraçadas como ‘antes da pandemia eu fazia pouco exercício, agora eu não faço nenhum’. Amei, me identifiquei demais. Amei os desabafos das pessoas e, em uma próxima vez, se quiserem me chamar, eu iria adorar desabafar também!”
Nicole Z., 13 anos, do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP)


“Eu me chamo Isadora, estudo no colégio La Salle Caxias, em Caxias do Sul (RS). Gostei muito da matéria ‘Estreia: Monstros no Trabalho, nova série de Monstros S.A.‘, publicada no Portal Joca. Faz tempo que eu não assisto a um filme de Monstros S.A.! Muito obrigada por fazer uma matéria sobre isso, agora já sei sobre esse novo filme.”
Isadora, da escola La Salle Caxias, em Caxias do Sul (RS)


“Curitiba, 13 de junho de 2021.
Olá, meu nome é Julia, tenho 8 anos. Eu gostaria de falar sobre a matéria ‘Como as cobras, que são tão finas, engolem uma pessoa inteira?’, publicada no Portal Joca. Eu achei muito interessante o maxilar inferior da cobra abrir para ela engolir seu alimento inteiro. A minha dúvida é: depois que a cobra come um alimento grande, quanto tempo ela demora para ter fome de novo? Atenciosamente,
Julia M., 8 anos, do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR)


“Bom dia, 
Sou a Geovana e tenho 13 anos. Estudo na Emef Bilíngue Dom José Maria Pires, em João Pessoa (PB). Eu concordo plenamente com a matéria ‘Instagram afeta saúde mental dos adolescentes, apontam estudos do Facebook’. Os adolescentes, ao usar o Instagram, se comparam muito com as outras pessoas em relação ao corpo, cabelo, modelagem de silhueta, enfim… Gostei bastante dessa notícia publicada na edição 178. Não adianta ficar se ‘comparando’, isso não resolve nada. Muito obrigada pela atenção.” 
Geovana F., 13 anos, da Emef Bilíngue Dom José Maria Pires, em João Pessoa (PB)


“Olá! Eu me chamo Mariana F., tenho 13 anos. Estou no 7° ano da Emef Bilíngue Dom José Maria Pires, em João Pessoa (PB). Queria compartilhar minha opinião, que na verdade é mais uma crítica, sobre o assunto da pesquisa mostrada na matéria ‘Instagram afeta saúde mental dos adolescentes, apontam estudos do Facebook’, da edição 178 do jornal Joca. Eu concordo completamente, porque eu presencio todas as porcentagens do gráfico da pesquisa. Os adolescentes têm grande influência do app, e afeta sua mentalidade. Eles falam por códigos, jogam indiretas no app, dizem que estão sozinhos e têm baixa autoestima, falam que são feios… Enfim, não é que tudo seja consequência das redes sociais, mas, sim, elas têm influência. 
Por favor, compartilhe minha opinião, as pessoas precisam refletir sobre isso.”
Mariana F., 13 anos, da Emef Bilíngue Dom José Maria Pires, em João Pessoa (PB)


“Vila Velha, 14 de junho de 2021.
Olá jornal Joca!
Somos alunos da Escola São Camilo de Lellis, em Vila Velha (ES), e lemos a reportagem ‘Conheça a jovem que pode ser a primeira mulher astronauta brasileira’, publicada no Portal Joca. Achamos muito interessante saber que a Ana Paula Castro pode ser a primeira mulher astronauta brasileira! Ela é perfeita para essa profissão porque parece muito corajosa e já teve muitas experiências legais nos cursos que fez e nos treinamentos de que participou. Ficamos imaginando como será quando estiver no espaço de verdade. Só de pensar, dá um frio na barriga! Também gostamos muito dos conselhos que ela dá para as crianças sobre a importância de se alimentar bem, de fazer exercícios físicos e de estudar bastante para alcançar seus objetivos. Alguns alunos e alunas ficaram empolgados(as) com a ideia de poder ser astronauta um dia e prometeram estudar bastante para isso. Mas o mais legal foi saber que, com esforço e curiosidade, é possível ser o que quiser! Desejamos boa sorte para ela e estamos torcendo para que consiga ser a primeira mulher astronauta brasileira! Obrigado pela reportagem tão legal e inspiradora! Um abraço,
Alunos do 3º ano da Escola São Camilo de Lellis, em Vila Velha (ES)”


“Eu e meus colegas estamos fazendo um trabalho sobre cartas do leitor, cada um tem que fazer uma carta e mandar para vocês. Parabéns pelas reportagens, eu adorei, muito obrigada.”
Clara C., 12 anos, do Instituto São José, em São José dos Campos (SP)


“Olá, Guilherme Domenichelli.
Sou Matheus Henrique S., tenho 13 anos, moro na cidade de Sertãozinho (SP) e, na aula de português, realizamos a leitura de várias matérias contidas no jornal Joca. A coluna que mais chamou minha atenção foi a do Guilherme Domenichelli, ‘Dúvida animal’, pois gosto muito de animais. Adorei as explicações que ele deu sobre as listras dos tigres e sobre a aparência do tubarão-martelo. E, por gostar tanto de ler as curiosidades sobre o reino animal, gostaria que ele escrevesse sobre a minha dúvida. Sou apaixonado pelas estrelas-do-mar e intrigado pelas diferentes colorações e tamanhos que elas possuem. Por que algumas são tão coloridas? Outras dúvidas que tenho sobre elas são se todas possuem formato de estrelas e como se reproduzem. Adoraria que respondesse minhas dúvidas.
Agradeço pela atenção,
Matheus Henrique S., 13 anos, de Sertãozinho (SP)


“Curitiba, 13 de junho de 2021.
Caros jornalistas do jornal Joca,
Vou comentar a notícia ‘Seleção brasileira diz que é contrária à realização da Copa América’, publicada no Portal Joca. Eu também sou contra a Copa América acontecer no Brasil, porque é um dos países com mais casos de covid-19. Eu acho que os Estados Unidos, que foram convidados pela Conmebol a sediar a Copa América, deveriam realizar a competição, pois eles estão muito melhores do que a gente no combate à covid-19. Bom trabalho, jornalistas, tchau!”
João A., de Curitiba (PR)


​​”São José dos Campos, 15 de junho de 2021.

Caro editor,
Queria parabenizar pela importante reportagem ‘Covid-19 | Anvisa libera vacina da Pfizer para adolescentes de 12 anos ou mais’. Reportagens deste tipo são muito importantes para informar as pessoas sobre a vacina e a importância dela, para segurança das pessoas e para si próprio. Quando chegar a minha vez e a vacina estiver disponível, eu vou tomar, porque com muito estudo eles comprovaram a eficácia e a segurança dela. O texto também é bem claro de entender e de acordo com a faixa etária. Continuem fazendo um belo trabalho e ótimas reportagens.
Atenciosamente,
Julia V., 12 anos, do Instituto São José, em São José dos Campos (SP)


“Olá, caro editor,
Primeiramente, gostaria de elogiar sua matéria ‘Covid-19 | Anvisa libera vacina da Pfizer para adolescentes de 12 anos ou mais’, publicada no Portal Joca, porque ela é de muita importância para que todos que tenham filhos saibam que foi liberada. Eu tenho 12 anos, e essa matéria me deixou muito feliz. Confesso que não gosto muito de tomar vacina, mas com certeza estou muito empolgada em tomar essa. Fico agradecida novamente pela sua matéria, parabéns. Atenciosamente,
Eloisa P., 12 anos, do Instituto São José, em São José dos Campos (SP)


“Ribeirão Preto, 9 de junho de 2021.
Olá, pessoal do Joca,
Nós lemos a notícia ‘Brasil será a sede da Copa América 2021’, que foi publicada no Portal Joca, em 31 de maio de 2021, e achamos muito importante esse assunto nesta fase que estamos passando. Acreditamos que, neste momento, um evento como esse não é seguro, pois somente 10,81% da população nacional está totalmente vacinada. Esses jogos podem causar aglomerações de brasileiros e turistas que querem ver seu time jogar. Isso pode aumentar os casos de covid-19 e, consequentemente, o número de mortos, que hoje no Brasil já chega a 474 mil. Gostaríamos de finalizar dizendo que sentimos muito por todos que perderam alguém nessa pandemia. Um abraço,
Alunos do 5º A da Escola Estadual Prof. Divo Marino, em Ribeirão Preto (SP)


“Bom, para início de conversa, esta carta do leitor é positiva e estou escrevendo para elogiá-los, afinal, vocês garantem nosso estudo e o desenvolvimento da nossa interpretação de texto. Uma das minhas matérias favoritas é ‘Cientistas desenvolvem máscara capaz de detectar a covid-19’, publicada no Portal Joca, porque isso tornaria mais rápido o diagnóstico da doença.”
Laura S., 11 anos


“Queria agradecer à equipe do Joca por estar lendo as cartas que eu e meus colegas fizemos. Gostamos muito das reportagens! Abraços!”
Helena P., 12 anos, do Instituto São José, em São José dos Campos (SP)


“São José dos Campos, 20 de junho de 2021.
Caro jornal Joca,
Queria parabenizá-lo pela reportagem ‘Covid-19 | Anvisa libera vacina da Pfizer para adolescentes de 12 anos ou mais’. Achei muito importante a Anvisa liberar a vacina da Pfizer para os adolescentes de 12 anos ou mais, pois vidas de adolescentes serão salvas. Acho que essa vacina vai ser realmente importante para os adolescentes que têm comorbidades, porque seria uma forma de eles se prevenirem contra a doença e poderem voltar à sua vida normal. A vacina da Pfizer é bem eficaz e não traz tantas reações, então acho que também é importante os adolescentes sem comorbidades a tomarem para se livrar da possibilidade de pegar o vírus e levar para casa, para perto dos pais, que têm possibilidades maiores de ter reações graves, porque crianças e adolescentes sem comorbidades não costumam ter reações graves quando pegam o vírus. Essa vacina vai ser bem importante para os adolescentes, e acho que tem que priorizar os que têm comorbidades e, depois, os que não têm. Atenciosamente,
Lívia de A., de São José dos Campos (SP)


“Vila União, Marabá (PA), 25 de outubro de 2021.
 Prezada senhora editora do jornal Joca,
Conforme a notícia: “Volta às aulas presenciais esta deixando os alunos mais motivados,” publicada em 22 de outubro de 2021 no Porta Joca, gostaria de parabenizar a equipe de redação pela excelente entrevista. Eu, como aluna, concordo plenamente com os argumentos utilizados na notícia. 
Ao todo, 85% dos alunos que foram entrevistados se interessam mais por estudos após a retomada. Estamos, hoje em dia, em uma luta a favor do aprendizado, pois este é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribuir significativamente para a construção de um mundo melhor.
Assim, fico contente com o serviço informativo que esse meio tem prestado à sociedade, ampliando a visão sobre o uso da nossa educação. 
Atenciosamente,
Shelda O., 14 anos, da Emef Faixa Linda, em Marabá (PA)


“Vila União, Marabá (PA), 25 de outubro de 2021.
Jornal Joca,
Olá, referente à notícia “Uso de máscaras nas escolas previne surtos de covid-19”, publicada na edição 178, gostaria de falar que me sinto mais segura e protegida após a leitura. No começo não estava acreditando muito no uso das máscaras, mas vendo que está diminuindo o contágio e, consequentemente, os números de mortos por covid-19 no Brasil (claro, aliado a outras medidas), vejo o fim dessa doença. 
Grata pelas informações que este veiculo nos proporciona, ponho-me à disposição para esclarecimentos!
Atenciosamente,
Grasyelle S., 15 anos, da Emef Faixa Linda, em Marabá (PA)


“Vila União, Marabá (PA), 25 de outubro de 2021.
Cara editora do jornal Joca
Vim relacionar a sua notícia com o meu entendimento.
A notícia “Fortaleza lança projeto projeto para se tornar cidade amiga dos animais”, publicada na edição 177 do Joca, apresenta um projeto que permite que as pessoas levem seus animais de estimação para hotéis, restaurantes entre outros.
A Secretaria Municipal de Turismo está entrando em contato com empresas para apresentar o projeto e atender pessoas com seus pets, dando o exemplo para outras cidades e estabelecimentos em que animais não são permitidos. Isso é também uma forma inovadora para atrair turistas que têm pets.
Minha opinião é que a reportagem em si chamou muito minha atenção e faz abrir a mente de muitas pessoas sobre os animais para que eles consigam frequentar os mesmos lugares que nós. 
Assinado,
M. D. B, 14 anos, da Emef Faixa Linda, em Marabá (PA)


“Vila União, Marabá (PA), 25 de outubro de 2021.
Olá, Senhora editora-chefe do jornal Joca,
Referente à notícia “Telemedicina é liberada no Brasil por causa da covid-19”, publicada na edição 146 do Joca, gostaria de destacar alguns pontos positivos que foram bem esclarecidos, como a questão que “os médicos devem fazer um curso rápido  a distância para não cometerem erros de como fazer atendimento por WhatsApp ou Facebook ”. É uma reportagem bem aproveitadora, bem elaborada e com os pontos bem esclarecidos. Gostaria também e elogiar a editora-chefe Maria Carolina Cristianini e toda sua equipe pela edição 146 do jornal Joca.
Um abraço e até logo,
R. C. S. B., 14 anos, da Emef Faixa Linda, em Marabá (PA)

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido