Durante o Carnaval, é comum andar pelas ruas e encontrar pessoas com os rostos cheios de brilho. O glitter, responsável por esse efeito, é um acessório que já faz parte do look para comemorar essa época do ano.

iStock

Mas alguns cientistas estão preocupados com os efeitos do material no meio ambiente. O glitter é um microplástico e os plásticos podem levar até centenas de anos para se decompor. Além disso, por serem muito pequenas, as partículas não são filtradas pelo sistema de tratamento de esgoto, chegam aos rios e oceanos e podem ser ingeridos por animais aquáticos.

“Eles afetam animais de tamanhos variados, desde os pequenos, como o plâncton, até as baleias, e podem causar danos aos corpos de animais delicados e até dos animais robustos, pois eles se alimentam de uma quantidade muito grande de seres delicados”, explica Valéria Hadel, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP).

Embora ainda não existam pesquisas sobre a ingestão de glitter por animais marinhos, no mundo inteiro pessoas e organizações estão discutindo a possibilidade de banir o material do dia a dia.

No Reino Unido, por exemplo, uma rede de creches proibiu os alunos de usarem glitter nos cartões e decorações de Natal. Em entrevista à agência Press Association, a diretora da Tops Days Nursery, Cheryl Hadland, disse que quer evitar que o produto cause danos ao meio ambiente.

iStock

“As crianças levavam os cartões para casa e o glitter saia voando pelos ares e caia nas ruas”, explica Hadland. “Banir o material é uma pequena atitude, mas nós temos cerca de 3000 crianças e todas estão fazendo cartões de Natal, então teríamos glitter espalhado por toda a parte”.

No entanto, para a Dra. Elyara Maria Pereira da Silva, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), banir o produto não resolveria todos os problemas. “Não existe uma única solução, mas um conjunto de atitudes relacionadas à educação e conscientização. É preciso reduzir o uso dos plásticos comuns, descartar o plástico corretamente, investir em pesquisas que visam encontrar substitutos para o plástico tradicional, entre outras medidas”.

Presente em produtos diversos, como sacolas, cosméticos e brinquedos, o plástico surgiu no século XIX, a partir da necessidade de criar um material resistente, prático e flexível. De 1950 a 2015, a humanidade produziu 8,3 bilhões de toneladas do material, de acordo com um estudo feito pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos. Desse total, 6,3 bilhões de toneladas não são mais usadas e apenas 9% foram recicladas.

Valéria acredita que o problema dos plásticos nos oceanos vai muito além do Carnaval e deve ser uma preocupação constante. “O glitter causa, sim, um impacto ambiental, mas ele acontece apenas durante o Carnaval. É preciso lembrar que sabonetes líquidos esfoliantes e alguns cremes dentais contêm microesferas de plástico que causam o mesmo impacto negativo ao meio ambiente – e eles são utilizados por uma grande parcela da população no ano todo”.

Glitter ecológico

Com o objetivo de diminuir as consequências do material na natureza, em 2017, Frances Sansão criou a Pura Bioglitter, uma marca que vende glitter ecológico, que não agride o meio ambiente. “A ideia surgiu quando meu irmão, que é biólogo, me explicou sobre os males dos microplásticos”, conta Frances.

“Eu já usava glitter em muita quantidade, tanto no Carnaval quanto em outras situações sociais, e comecei a procurar uma alternativa que não fosse ruim para o meio ambiente. Como não encontrei nenhuma iniciativa do tipo no Brasil, comecei a testar maneiras de fazer o meu próprio glitter em casa. Assim, cheguei na receita que usamos hoje”.

Como são feitos à base de algas e minerais, em contato com a água, os glitters vão se decompondo até voltarem ao seu estado natural. No site da loja, é possível encontrar brilhos de diversas cores, como dourado, branco, rosa, entre outros.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    É muito bom ter noção do que acontece com os plásticos para não prejudicar o meio ambiente. O plastico é encontrado em quase tudo, temos que nos conscientizar em reciclar mais. Ficamos felizes em saber que existe uma marca de Glitter ecológico, e que existe pessoas conscientes em preservar o meio ambiente.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Essa reportagem é muito interessante, pois aprendemos que devemos cada vez mais reciclar produtos que sejam de plastico, assim contribuímos para o meio ambiente. Alunos do 4º C - EMEF Profº Laerte José dos Santos

  • Clarice Silva Nunes

    6 anos atrás

    gostei de saber disto, pois assim vou tentar consumir menos Glitter.

  • Matheus Lessa Fachini

    6 anos atrás

    mesmo sendo partículas que passam pelo esgoto, os limpadores da água não conseguem limpar isso? E o governo não se interessa com isso e daqui a pouco não teremos mais água potável para beber, mesmo eu sabendo que existem pessoas que não têm as mesmas condições que a gente

  • gigica01

    6 anos atrás

    nossa não fásia ideia do mal que o glitter obriga da joca

  • Joca

    6 anos atrás

    :)

  • VALDINEIA

    6 anos atrás

    Eu gostei desta reportagem pois eu não sabia que o Glitter fazia mal para a natureza. Que bom que inventaram um glitter que nao prejudica o meio ambiente.

  • Joca

    6 anos atrás

    Ainda não existem estudos que mostram o impacto do glitter ao meio ambiente, mas já sabemos que o microplástico (material usado para fazer o glitter) não faz bem para o ecossistema.

  • Giulia

    6 anos atrás

    Do que o GLLITER e feito ?????????????????????????

  • Joca

    6 anos atrás

    O glitter é feito de microplásticos, Giulia. Se forem ingeridos por animais marinhos, eles podem causar problemas.

  • Maria Eduarda Barbosa Matias

    6 anos atrás

    Foi bom saber os efeitos ruins do glitter para a natureza.

  • Joca

    6 anos atrás

    Pois é...temos que estar atentos a tudo, não é, Maria Eduarda?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido