A missão-teste SpaceX Dragon voltou à Terra com segurança após passar cinco dias ancorada na Estação Espacial Internacional, estrutura que fica na órbita do planeta. A cápsula, que caiu no mar, a 450 quilômetros do Cabo Canaveral (Flórida, EUA), no dia 8 de março, levava um manequim com sensores e tinha como objetivo testar se a espaçonave tinha condições de transportar astronautas para o espaço.

Realizado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), em parceria com a SpaceX, empresa de foguetes e espaçonaves, o teste representa um passo importante para a exploração norte-americana do espaço, já que há oito anos os Estados Unidos não realizam missões próprias para enviar astronautas para fora da Terra — nesse período, o país dependeu das naves russas para isso.

Daqui para a frente, espera-se que os EUA usem a SpaceX Dragon e outra espaçonave que está sendo desenvolvida. Além disso, de acordo com declaração recente da Nasa, é provável que o primeiro ser humano a pisar em Marte seja uma mulher astronauta, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.

#pracegover: a imagem é de uma espaçonave da SpaceX. O corpo principal da nave é branco e traz o nome SpaceX escrito.

Humanos em Marte
Além de enviar pessoas para a Estação Espacial Internacional, a SpaceX tem planos de mandar seres humanos que não são astronautas para Marte. A primeira missão, que, de acordo com a empresa, acontecerá em 2024, transportará equipamentos, construirá uma estrutura para abastecer espaçonaves e criará uma base, que poderá se transformar em uma cidade.

O presidente da SpaceX, Elon Musk, afirmou no Twitter que, no futuro, uma viagem para Marte poderá custar menos de 500 mil dólares (cerca de 1,9 milhão de reais). “Acessível o bastante para que a maioria das pessoas com boas situações financeiras possa vender a casa na Terra e se mudar para lá”, escreveu.

Fontes: BBC, CNN, Folha de S.Paulo, Nasa, Olhar Digital, Space, SpaceX e Twitter Elon Musk.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido