Se você tivesse dificuldade em uma matéria da escola, o que você faria para não ter mais problemas?
Henrique M., 10 anos

Eu estudaria a matéria todos os dias. Lorenzo Q., 7 anos

Eu iria estudar, estudar e estudar mais. Julia R., 8 anos

Você pode estudar mais. Se a matéria for matemática, faça a prova real dos cálculos. Enrico A., 10 anos

A especialista
É normal ter dificuldade em alguma disciplina. Nesses casos, é importante conversar com o professor para entender se isso é uma dificuldade mesmo ou se você apenas não entendeu bem uma parte da matéria. Você também pode não ter encontrado ainda a melhor forma de estudar essa disciplina. Verifique primeiro como o professor pode ajudá-lo. Se mesmo assim você estiver achando muito difícil, fale com seus pais. Eles podem procurar um profissional de psicopedagogia que poderá entender que tipo de dificuldade você tem e como lidar com ela. Boa sorte!
Natércia M. Tiba Machado – psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A próxima pergunta…
Tenho medo da morte. Como posso resolver isso? Bruno V., 10 anos

O que você faria se…
…estivesse em um prédio pegando fogo e só pudesse levar três coisas? O que você pegaria? Ana Beatriz R., 10 anos

Eu levaria dinheiro, celular e um livro de que goste muito. Eduardo Q., 9 anos

Eu levaria comida, material escolar e mochila. Davi P. de Q., 7 anos

Eu levaria meu celular, minha gata e comida. Ludmila M. Q., 11 anos

Eu levaria a minha família, o celular e o videogame. Valentin E., 8 anos

Eu levaria a Bíblia, uma cama e uma garrafa de água. Rafael Q., 9 anos

A próxima pergunta…
O que você faria se fosse um cachorro falante? Julia C., 11 anos, e Enzo, 10 anos

Editores-mirins convidados desta edição

#pracegover: a imagem traz parte das crianças em pé, ao fundo, vestindo camisetas cor de laranja e brancas. Outra parte das crianças está abaixada, à frente. Ela usam roupas azul-marinho e seguram certificados de participação nas mãos. Foto: jornal Joca.

“O mais legal foi conhecer a diagramação”, Sofia, Kimi, Marina, Felipe, Onni, Victor, João e Gustavo

#pracegover: a foto mostra quatro garotas ao fundo e duas na frente. Elas usam camisetas brancas e casacos pretos. Estão em frente a uma parede laranja onde há dois quadros pendurados com capas do jornal Joca. Foto: jornal Joca.

“Gostamos de ver como o Joca mudou ao longo do tempo e saber como o jornal é impresso na gráfica”, Sabrina S., Gabriela S., Celina M., Marina Z., Manuela B. e Melissa S.

#pracegover: a foto mostra um grupo de alunos junto a uma professora. Eles usam uniforme escolar nas cores branca e verde e seguram jornais Joca nas mãos. Foto: jornal Joca.

 

#pracegover: a foto mostra um grupo de alunos junto a três professores. Eles usam uniforme escolar nas cores branca e verde. Foto: jornal Joca.

“O que mais gostamos foi de ver como acontece a diagramação do Joca”, alunos do 5º ano da Emef José Veríssimo de Matos, Osasco (SP)

Carta dos leitores

Querido jornal Joca,
Após ler a notícia “Estudantes de 125 países protestam por ação contra mudanças climáticas”, na edição 127, resolvemos nos juntar ao grupo e organizamos uma manifestação. Pesquisamos mais sobre o assunto, elaboramos cartazes, convidamos a comunidade para se juntar a nós e saímos pelo quarteirão da escola. Também utilizamos as matérias do jornal para discutir e pesquisar mais sobre os temas.
3º ano A do Colégio Magno, Unidade Campo Belo (SP)

Olá, Joca!
Li a reportagem “Em comunidade do RJ, garis usam lixo para criar jardins e praças”, da edição 134. Para ficar mais interessante, seria legal entrevistar os moradores da Maré e saber o que eles acharam das praças.
Lucas B., 15 anos

Troféu Jovem Leitor
As inscrições para o Troféu Jovem Leitor estão abertas! São três categorias para você concorrer. Saiba mais em bit.ly/trofeu-jovem-leitor .

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email