Quando se fala em animais domésticos, há quem prefira ter cães e os que gostam mais de gatos alegando que um animal é mais inteligente do que o outro.

Mas a eterna disputa entre caninos e felinos ganhou mais um episódio. Um estudo da Universidade Vanderbilt, do Tennessee, nos Estados Unidos, revelou que os cachorros têm mais neurônios do que os gatos.

De acordo com a pesquisa, os cachorros têm duas vezes mais neurônios no córtex cerebral (530 milhões) do que os gatinhos (250 milhões). Para se ter uma ideia de comparação, o ser humano tem 1,6 bilhão de neurônios.

Córtex é a parte externa do cérebro, a responsável pela forma como processamos as informações.

Segundo os pesquisadores, a ideia do estudo era comparar se o número de neurônios está relacionado ao tamanho do cérebro. Além de cães e gatos, a pesquisa também analisou leões, ursos, hienas, guaxinins e furões.

Outro ponto revelado pela pesquisa mostrou que os animais herbívoros e selvagens carnívoros têm a mesma proporção entre o tamanho do cérebro e o número de neurônios.

A descoberta deixa cair por terra o mito que animais selvagens teriam o cérebro mais desenvolvido devido aos esforços associados à caça.

Por fim, a pesquisa apontou o animal mais inteligente entre os carnívoros. Com um cérebro do tamanho de um gato, porém com 400 milhões de neurônios no córtex, o guaxinim foi eleito o bichinho mais inteligente.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Cláudia H M

    3 anos atrás

    uau

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido