Esta matéria foi originalmente publicada na edição 233 do jornal Joca.
No dia 11 de novembro, estreará na Broadway, famoso circuito de teatros de Nova York, Estados Unidos (EUA), o espetáculo A Wonderful World: The Louis Armstrong Musical (“Um mundo maravilhoso: o musical de Louis Armstrong, em tradução livre do inglês), que conta a história de vida de Louis Armstrong (1901-1971), importante músico e instrumentista norte-americano e uma das figuras mais influentes do jazz em todo o mundo.
James Monroe Iglehart, vencedor do Prêmio Tony — considerado o Oscar do teatro —, será o protagonista da produção interpretando Louis, ao lado de nomes como Darlesia Cearcy, Kim Exum e Gavin Gregory. Com foco no papel de figuras femininas na vida do artista, o musical encenará toda a trajetória do músico, desde a infância, em New Orleans, no estado da Louisiana, até o sucesso mundial. Com autoria de Aurin Squire e direção de Christopher Renshaw, a peça terá cerca de 30 das canções mais clássicas do instrumentista, como “What a Wonderful World”, “When You’re Smiling” e “Dream a Little Dream of Me”.
Quem foi Louis Armstrong?
Nascido em 1901, em New Orleans, Louis enfrentou dificuldades financeiras ainda criança e, desde muito jovem, já mostrava aptidão musical com o trompete, um dos principais instrumentos do jazz. Durante a adolescência, ele se tornou líder da banda da escola e, poucos anos depois, iniciou sua carreira, em Chicago. Em seguida, Louis passou a fazer aparições em filmes e musicais, além de emplacar vários sucessos no rádio.
Foi tocando trompete que Louis decolou: com os grupos Hot Five e Hot Sevens, o músico produziu melodias que até hoje são tidas como referência para demonstrar o que é o gênero jazz. Além disso, ele foi uma figura importante na defesa dos direitos civis da população negra norte-americana, que, na época, sofria com a segregação racial (separação das pessoas com base na cor da pele) nos EUA.
O QUE É O JAZZ?
Originário de New Orleans (EUA), entre o fim do século 19 e o início do século 20, o estilo surgiu, principalmente, por intermédio da cultura musical africana presente no país. Combinando uma mistura de ritmos, o jazz se apropria da chamada blue note (“nota triste”, em tradução livre). Os principais instrumentos utilizados são trompete, clarinete, contrabaixo, guitarra, trombone e até mesmo banjo.
FONTES: A WONDERFUL WORLD: THE LOUIS ARMSTRONG MUSICAL, THE NEW YORK TIMES, INSTITUTO LING E BRASIL ESCOLA
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.