Por Helena Rinaldi

Abaiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, tornou-se a primeira pessoa do Brasil a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 26 de setembro. Participam da disputa pessoas entre 18 e 30 anos que tenham criado projetos de impacto ambiental. Anna Luisa foi premiada pelo desenvolvimento de um equipamento que purifica a água por meio da radiação solar.

#pracegover: Anna Luisa Beserra, diante de um palanque, discursa em premiação da ONU. Ela usa vestido vermelho e os cabelos estão presos. Ao lado dela, duas mulheres, uma com vestido dourado e outra com vestido preto, acompanham a fala. Foto: reprodução de vídeo.

A brasileira teve a ideia para o aparelho, chamado Aqualuz, aos 15 anos. Ela é formada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia e desenvolveu o projeto com o apoio de outros estudantes. O Aqualuz é uma alternativa sustentável e de baixo custo: não precisa de energia elétrica e utiliza os raios ultravioleta e infravermelho — que vêm do Sol — para que a água seja purificada. O equipamento pode ser instalado em cisternas (reservatórios que armazenam água da chuva) e dura até 20 anos.

Para funcionar, o sistema dispõe de um filtro ecológico, feito de sisal (uma planta), que retém impurezas sólidas. Depois, a água permanece por cerca de quatro horas em uma caixa de inox (que não enferruja) com capacidade para 10 litros e uma tampa transparente, o que permite que seja exposta à radiação solar — capaz de eliminar microrganismos que causam doenças. Um indicador luminoso mostra quando a água está pronta para ser consumida.

O Aqualuz já levou água potável para 265 pessoas. “Nossa previsão é de impactar mais mil até o fim do ano”, contou a criadora , em entrevista ao Joca. A premiação fez com que o projeto recebesse propostas para ser aplicado em outros países. Agora, Anna Luisa trabalha para que o Aqualuz chegue ao continente africano.

Fontes: Agência Brasil, G1 e ONU News.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido