Por Helena Rinaldi

Abaiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, tornou-se a primeira pessoa do Brasil a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 26 de setembro. Participam da disputa pessoas entre 18 e 30 anos que tenham criado projetos de impacto ambiental. Anna Luisa foi premiada pelo desenvolvimento de um equipamento que purifica a água por meio da radiação solar.

#pracegover: Anna Luisa Beserra, diante de um palanque, discursa em premiação da ONU. Ela usa vestido vermelho e os cabelos estão presos. Ao lado dela, duas mulheres, uma com vestido dourado e outra com vestido preto, acompanham a fala. Foto: reprodução de vídeo.

A brasileira teve a ideia para o aparelho, chamado Aqualuz, aos 15 anos. Ela é formada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia e desenvolveu o projeto com o apoio de outros estudantes. O Aqualuz é uma alternativa sustentável e de baixo custo: não precisa de energia elétrica e utiliza os raios ultravioleta e infravermelho — que vêm do Sol — para que a água seja purificada. O equipamento pode ser instalado em cisternas (reservatórios que armazenam água da chuva) e dura até 20 anos.

Para funcionar, o sistema dispõe de um filtro ecológico, feito de sisal (uma planta), que retém impurezas sólidas. Depois, a água permanece por cerca de quatro horas em uma caixa de inox (que não enferruja) com capacidade para 10 litros e uma tampa transparente, o que permite que seja exposta à radiação solar — capaz de eliminar microrganismos que causam doenças. Um indicador luminoso mostra quando a água está pronta para ser consumida.

O Aqualuz já levou água potável para 265 pessoas. “Nossa previsão é de impactar mais mil até o fim do ano”, contou a criadora , em entrevista ao Joca. A premiação fez com que o projeto recebesse propostas para ser aplicado em outros países. Agora, Anna Luisa trabalha para que o Aqualuz chegue ao continente africano.

Fontes: Agência Brasil, G1 e ONU News.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Qual foi o seu game preferido do ano, até agora?

Comentários (0)

Compartilhar por email